segunda-feira, 1 de junho de 2015

MÊS DE JUNHO

É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo de verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.
Junho é um mês diferente. Contempla o romance e uma festa que atinge milhares de brasileiros. É o mês dos namorados e também de São João. Até o dia 12 de junho, o assunto é o mesmo, não importa a ‘rodinha’ de bate papo. Todos  vão falar de amor, presentes, relacionamentos, vão suspirar e pensar em almoços e jantares à dois. Quem não tem, vai desejar um (a) namorado (a) e, quem sabe, o (a) conquistará.


Logo depois dessa data, o clima muda. É tempo de “festa junina”. Para comemorar o dia de São João, dia 24 de junho (porém, comemorado já na véspera, 23), as ruas são enfeitadas com bandeirolas, as quermesses passam a ser organizadas em cada paróquia, uma multidão ensaia passos de quadrilha para apresentar a dança por entre inúmeras barracas de comidas típicas da festa de cada cidade, que se estende, geralmente, para as festas julinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário