Todo e qualquer trabalho em sala de aula deve ter um
objetivo. A tecnologia na escola deve ter a finalidade de ensinar. Estamos
confrontando uma geração que está a todo o vapor, o mercado lançando aparelhos
cada vez mais modernos, e a escola, por sua vez, deve acompanhar a nova era, a
nova geração. Assim, o professor deve usar os meios tecnológicos como
estratégia e recursos de ensino. Isso implica dizer que a tecnologia deve estar
presente nos planos de aula e projetos estabelecidos tanto pelo professor
quanto pela escola.
Em uma entrevista à Revista Escola, a
pesquisadora Maria Elizabeth de Almeida falou: “Em um mundo cada vez mais
globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto
pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos
escolares”.
Defensora do uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação, ela faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite, e o professor
precisa compreender em quais atividades ela efetivamente ajuda no aprendizado
dos alunos. “Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade:
qual foi a contribuição? O que poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não
consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo”,
explica a educadora e pesquisadora.
Ainda de acordo com Maria Elizabeth, a
tecnologia em sala de aula facilita o aprendizado do aluno por se tratar de
novas linguagens digitais que estão no cotidiano dos alunos e das escolas:
“Esses alunos já chegam com o pensamento estruturado pela forma de
representação propiciada pelas novas tecnologias”.
Implica dizer que hoje é muito fácil para as
crianças e os jovens lidarem com a nova linguagem, através de celulares, lan
house, a ponto de já saberem antes mesmo de ser mostrado. Daí a importância e a
necessidade de atraí-los, pois essa nova geração gosta do novo, de desafios; e
a escola junto com o corpo docente deve ir ao encontro deles, levando uma
metodologia inovadora, a fim de despertá-los para uma aprendizagem que não seja
monótona e cansativa, mas que os levem à descoberta, à integração e à
comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário