Smartphones,
tablets, notebooks e outras tecnologias são, há algum tempo, aparelhos que os
jovens usam para a própria diversão. Sabendo disso, muitos educadores já
perceberam que os eletrônicos podem deixar de ser inimigos do processo
educacional e passarem a ser grandes aliados do ensino.
O uso da tecnologia no mundo da educação vai, aos poucos,
deixando de ser promessa para se tornar uma realidade nas instituições de
ensino do país. Muitos professores já percebem que os eletrônicos são um
eficiente meio de gerar interesse dos alunos com conteúdos interativos, imagens
e vídeos.
O tablet,
um dos dispositivos móveis de comunicação a que a população passou a ter mais
acesso nos últimos anos, pode ser um instrumento importante para o professor no
processo educacional, como destaca Luiz Manoel Figueiredo, da Universidade
Federal Fluminense (UFF). Para ele, as tecnologias deixaram de ser agentes
complicadores da educação para serem boas opções de ensino.
“Especificamente sobre os tablets, eles podem fazer com que os
professores produzam suas próprias videoaulas, com um equipamento barato, que
eles podem usar no dia a dia, sem nenhum grande recurso tecnológico. É
simplesmente saber utilizar a tecnologia. O educador pode se tornar produtor do
seu próprio material didático, fazendo suas próprias videoaulas, e ser o
distribuidor desse conteúdo para os seus alunos”, aponta o professor, que foi
um dos palestrantes do 45º Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional, no
qual abordou o tema “Uso de dispositivos móveis para produção de objetos de
aprendizagem.”
O fato das tecnologias estarem inseridas no cotidiano de
professores e estudantes faz com que a mudança na forma de dar aula seja cada
vez mais natural. Isso não quer dizer que os profissionais de educação não
precisem de especialização. Cursos de capacitação e palestras são boas maneiras
de aprendizado desse novo momento da educação.
“As
crianças de hoje já vivem essa realidade em sala de aula. Os professores podem
aprender com essas ferramentas que eles já estão usando, como celulares
smartphones, tablets, para que eles possam aprimorar o seu planejamento.
Para isso, os professores terão que sentar, estudar e compreender esses
equipamentos para poder inserir essas mídias no planejamento de aula deles”.
As vantagens na utilização desses objetos em sala são inúmeras.
Com eles, o professor pode substituir o conteúdo escrito no quadro negro por
arquivos digitais, economizando um tempo precioso de aula, além de ser um
atrativo para os estudantes. Jogos e exercícios também começam a serem
utilizados, o que faz com que alunos se sintam mais motivados. Além disso, a
economia de papel é um importante benefício trazido pela tecnologia.
Aos poucos, livros, que antes só eram disponibilizados na versão
impressa, estão passando por um processo de digitalização. O uso dos chamados
e-books (livros virtuais) faz com que o peso do material escolar diminua
consideravelmente, facilitando a vida dos alunos e professores. O Ministério da
Educação (MEC), inclusive, anunciou recentemente o edital para livros didáticos
das escolas públicas em 2015 no qual consta a inserção de obras multimídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário