As Tecnologias da Informação e Comunicação têm
causado uma mudança imensa na Educação, dando origem a novos meios de difusão
do conhecimento e da aprendizagem e, particularmente, interferindo nas relações
entre professores e alunos. As enciclopédias foram substituídas pelas
enciclopédias digitais, pela consulta de portais acadêmicos e outros sites
diversificados. Passamos a usar sistemas eletrônicos e apresentações coloridas
para converter as aulas tradicionais em aulas mais atrativas e, frequentemente,
deixamos de lado o consagrado quadro-negro e o giz e passamos diretamente para
as superfícies e projeções interativas.
A revolução que surgiu através da internet
possibilita que a informação produzida em qualquer lugar esteja rapidamente
disponível em todo o mundo, originando uma reforma nas práticas de comunicação
e educação em vários aspectos, como na leitura, na escrita, na pesquisa. A
tecnologia é usada como instrumento complementar na sala de aula ou como
estratégia de propagar a informação, permitindo tanto o ensino como o trabalho
individual ou em grupos entre alunos. Ela está presente também nas reformas
educacionais.
A TV Escola é um programa voltado para a
educação a distância, em que milhões de alunos e professores são beneficiados.
As escolas ganham televisão, antena parabólica e, conectadas a um canal
exclusivo via satélite, recebem uma programação de alta qualidade.
O renascimento tecnológico tem sido visto como
um conjunto de pesquisas, descobertas e inovações nas últimas décadas. A força
fundamental que incentiva esse renascimento é a inteligência traduzida pelo uso
de instrumentos científicos e tecnológicos.
Para os PCNs, o computador é ao mesmo tempo
ferramenta e instrumento de mediação. Ferramenta porque permite ao usuário
realizar atividades que seriam muito difíceis ou mesmo impossíveis, de
construir objetos virtuais, fazer simulações, realizar cálculos com rapidez e
editar textos. E um instrumento de mediação porque possibilita o
estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas
formas de atividade mental.
O uso do computador possibilita a interação e a
produção de conhecimento no espaço e no tempo. O meio informático possibilita
diferentes formas de comunicação, produzindo ou recebendo informações.
Atentando para as considerações anteriores, é
impossível pensarmos em cidadania sem uma alfabetização tecnológica. Poder
usufruir da Tecnologia da Comunicação e da Informação deve ser uma competência
básica a ser favorável no conjunto do currículo escolar e de suas disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário