sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O QUE É

Pirâmide Alimentar
A Pirâmide Alimentar pode ser o seu guia para uma dieta equilibrada e alimentação saudável. Ela foi desenvolvida pelo departamento de agricultura americano e oferece orientações simples e fácil para você escolher seu cardápio. Mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes da população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a assim, prática e flexível.

O que a Pirâmide Alimentar pode oferecer?

A Pirâmide Alimentar possui os princípios básicos de uma dieta saudável : variedade, equilíbrio e moderação.

Variedade: Não há um único alimento que forneça todos os nutrientes necessários. Uma dieta variada inclui alimentos diferentes nos 5 grandes grupos da Pirâmide que juntos atendem às recomendações nutricionais.

Equilíbrio: Uma dieta equilibrada incorpora diariamente as quantidades apropriadas dos 5 grupos de alimentos, provendo as calorias e nutrientes necessários. Sua idade, sexo e nível de atividade física podem alterar o número de porções necessárias para uma dieta balanceada.

Moderação: Selecionar as comidas e bebidas com cuidado ajuda a controlar as calorias e quantidades de gordura, colesterol, gordura saturada, sal, açúcares e bebidas alcóolicas. Isso permite maior flexibilidade para saborear a variedade de alimentos disponíveis.

Embora a pirâmide alimentar não seja uma ciência exata, é um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada.

Os 4 grupos da Pirâmide Alimentar

·        Energéticos
Na base da pirâmide estão os alimentos que devem ser a base da nossa alimentação. Pães, massas, batatas, arroz, entre outros, são alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos podem ser simples (açúcares) ou complexos (amido). Ambos têm como principal função fornecer energia ao nosso corpo. A energia é medida em calorias. Se ao invés de utilizarmos alimentos refinados usarmos alimentos integrais, os alimentos desse grupo serão também fonte de fibras dietéticas, que têm um papel fundamental na nossa saúde.

·        Reguladores
Logo acima da base estão dois grupos, um formado por vegetais e o outro por frutas. Esses alimentos sempre foram reconhecidos pelo alto teor de vitaminas e minerais que eles contém, porém hoje em dia sabe-se que nestes alimentos encontramos também os compostos bioativos que são excelentes auxiliares na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietéticas mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais.

·        Construtores
Acima das frutas e verduras estão três grupos o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico,...) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim,..). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas. Cada proteína é formada por vários aminoácidos. As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo, traduzindo, dependem das proteínas a formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação de hormônios. As oleaginosas, além de valor protéico, contém gorduras essenciais a nossa saúde e minerais indispensáveis.

·        Energéticos Extras
No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Como podemos observar eles ocupam só a pontinha da pirâmide portanto devem ser ingeridos em pouca quantidade durante o dia. Mas não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, na formação de hormônios. 60% do nosso cérebro é gordura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário