quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DINÂMICA

Quebra - Gelo
Objetivos:
Ø  Socializar;
Ø  Observar características de personalidade de cada aluno para maior conhecimento do grupo com o qual vai trabalhar;
Ø  Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta;
Ø  Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos;
Ø  Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita;
Ø  Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema;
Ø  Produzir textos que sejam significativos.

Desenvolvimento:
O professor - dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, idéias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
ü  Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
ü  Hoje eu queria apenas...
ü  É muito difícil nos dias de hoje...
ü  Depois de um dia cansativo eu gosto de...
ü  Ah! Como eu gostaria de...
ü  Meu dia fica completo quando eu...
ü  Quando estou triste, gosto de...
ü  Neste momento a primeira sensação que tenho é...
ü  Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
ü  Como eu gostaria de reviver o dia...
ü  Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
ü  O meu maior sonho é...
ü  A minha felicidade eu gostaria de dividir...
ü  Minha maior alegria é...
ü  Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
ü  Eu me sinto completamente feliz quando...
ü  Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
ü  Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
ü  Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
ü  Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...

Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível.
A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase.
A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, idéias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.
Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, onde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar idéias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam pois quem escreve é o professor mas são eles que produzem a idéia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.
Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou "decoreba" de conhecimentos. Cabe ao professor – dinamizador da atividade saber conduzi-la para que seja útil e proveitosa. O professor será o facilitador de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não um mero transmissor.
Será, sem dúvida, uma experiência agradável, diferente e prazerosa para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário