LÍNGUA PORTUGUESA
·
Explore com os alunos os enredos de algumas
escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a
estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.
·
Elaboração de textos, paródias, cruzadinhas,
Acrósticos, etc. sobre o tema.
MATEMÁTICA
·
Gráficos, Tabelas, Porcentagens com índice
de violência, bebida alcoólica e uso de droga.
CIÊNCIAS
·
DST’s, AIDS
– Efeito de bebidas e drogas.
GEOGRAFIA
·
Como é festejado o carnaval em Recife,
Olinda, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus? Que outros Carnavais existem no
mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval
específico: Alemanha, Itália, Estados Unidos, Veneza, Recife, Olinda, Salvador,Rio
de Janeiro, etc. . Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas
utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do
local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.
HISTÓRIA
·
Analise os estereótipos mais comuns
veiculados intensamente no carnaval. Pesquisando a história da comemoração,
percebemos que a imagem feminina vem sendo bastante estereotipada, desde os
primeiros anos de folia. Promova essa pesquisa e debata com os alunos como a
mulher é encarada atualmente. Outra boa discussão é: "De que forma a
mulher pode contribuir no combate à formação de estereótipos e à degradação de
sua imagem - não apenas no carnaval?".
·
Incentive os alunos a pesquisar a história
do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a
comemoração atual.
ARTE
·
Confeccionar máscaras, fantasias e ornamentação
da sala de aula ou mesmo da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário