quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COLOCAR EM PRÁTICA

OS CINCO R’S
Quando a gente pensa em lixo, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é Reciclagem. Mas não podemos perder de vista todos os “R”s que podemos praticar no dia-a-dia e nessa ordem:
• Refletir sobre os nossos hábitos de consumo;
• Recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou a nossa saúde;
• Reduzir a geração de lixo;
• Reutilizar sempre que possível;
• Reciclar, ou seja, transformar em um novo produto.
Florestamento e reflorestamento
• Existe alguma fl oresta nativa com espécies da região próxima à sua escola?
• A sua escola é arborizada?
Práticas agrícolas
• Os agricultores da comunidade costumam usar o método da queimada para preparar a terra?
• Os alimentos produzidos têm muito fertilizantes e agrotóxicos?
Tecnologias Limpas
• Que meios de transporte são utilizados para chegar à escola? (Carona, revezamento de pais para levar alunos à escola, transportes coletivos, a pé, de bicicleta)
• A que lugares poderiam ir de bicicletas, skates, patins, a pé, sem usar um veículo motorizado?
• Os automóveis e ônibus têm catalisadores (peça do sistema de escapamento para melhorar a queima dos gases de combustão e reduzir a poluição)? Que tipo de combustível usam?
• A presença do Selo PROCEL (Programa de Conservação de Energia da Eletrobrás) certifi ca que a efi ciência energética nos eletrodomésticos pode aumentar em média 10%. Quando sua família compra um eletrodoméstico, verifi ca se tem o selo PROCEL?
• A prefeitura do seu município tem plano diretor e código de obras que se preocupe com o aproveitamento da energia do sol ou do vento, por exemplo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário