É aquele em que o professor subdivide a turma em grupos que desenvolverão, ao mesmo tempo, atividades diferentes, dirigidas ou não pelo educador. Por exemplo, enquanto um grupo recebe orientação direta do professor, os outros trabalharão independentemente, em atividades como leitura silenciosa, redação, exercícios escritos, atividades artísticas, jogos didáticos, etc.
O trabalho diversificado em sala de aula apresenta-se em nossas escolas como um procedimento capaz de atender às diferenças individuais dos alunos, em seus vários aspectos. Justifica-se, principalmente, pelo fato de os alunos encontrarem-se em pontos diferentes quanto ao nível de desenvolvimento físico e mental, ao ritmo de aprendizagem, aos interesses, às aptidões e às experiências vividas.
Os objetivos do trabalho diversificado são:
O trabalho diversificado em sala de aula apresenta-se em nossas escolas como um procedimento capaz de atender às diferenças individuais dos alunos, em seus vários aspectos. Justifica-se, principalmente, pelo fato de os alunos encontrarem-se em pontos diferentes quanto ao nível de desenvolvimento físico e mental, ao ritmo de aprendizagem, aos interesses, às aptidões e às experiências vividas.
Os objetivos do trabalho diversificado são:
a) Propiciar a cada aluno orientação para evitar ou corrigir falhas, superar deficiências e atender ao ritmo individual de aprendizagem. É muito difícil, em classes numerosas, o professor atender a todos os seus alunos; portanto, se trabalhar com pequenos grupos, poderá conhecer e atender melhor os indivíduos de acordo com as peculiaridades de cada um.
b) Oportunizar o maior número de participação direta de cada aluno nas atividades propostas. A participação do aluno nessas atividades é essencial para o seu processo de aprendizagem. É importante que ele se perceba como integrante do grupo, interagindo em todas as experiências de aprendizagem.
Ao propor o trabalho diversificado, o professor deve considerar que a sua turma é, antes de tudo, um grupo social e, como tal, deve realizar atividades coletivas. Deve, também, ter em mente a organização de atividades em três níveis: no coletivo (com a turma toda), em pequenos grupos e individualmente. As atividades podem se diversificar em diferentes situações educacionais. Como exemplo, destacamos aquelas em que existam:
- Diferenças acentuadas nos interesses dos alunos em certas atividades.
- Alunos com deficiências determinantes.
- Materiais didáticos em número insuficiente.
- Materiais com pouca visibilidade a distância.
- Alunos com dificuldades de ajustamento. Para propor um trabalho diversificado em sala de aula, o professor deve estar consciente de que os alunos terão que ser preparados para trabalhar de forma independente.
Sugerimos que, num trabalho independente, os alunos devem:
- Observar os momentos de escutar o outro.
- Cuidar do tom de voz para não atrapalhar os demais grupos.
- Refletir e compreender as orientações orais e escritas.
- Realizar a atividade proposta até o fim sem a interferência direta do professor.
- Avaliar a atividade realizada com a intervenção do professor e dos colegas.
- Ter cuidado na movimentação dentro da sala de aula.
- Realizar o trabalho com independência, persistência, organização e responsabilidade.
- Buscar constantemente as diversas fontes de informação.
Podemos desenvolver essas sugestões utilizando cartazes, fichas de leitura, fichas de avaliação, etc.
Planejando atividades
Para planejar um trabalho diversificado, é preciso:
• Prever o tempo que se gastará com o grupo dirigido para se organizar a atividade independente.
• Organizar a atividade independente de acordo com as necessidades e possibilidades do grupo, com orientações claras, para que os alunos atuem interessados e motivados e não precisem recorrer constantemente ao professor.
• Arrumar a sala de aula com a previsão da disposição de carteiras, cantinhos, flanelógrafo, quadro de pregas, de modo a facilitar a movimentação dos alunos, evitando que um grupo perturbe o outro.
• Iniciar o trabalho fazendo uma assembléia que servirá para integrar os alunos e professores para que, juntos, tomem decisões sobre o encaminhamento das atividades a serem desenvolvidas.
• Preparar os alunos para as modalidades de trabalho independente (orientação, hábitos de estudo e organização) e de trabalho de grupo (indivíduos que trabalham em conjunto para solução de problemas em que cada um é responsável pelo trabalho de todos).
• Distribuir os alunos pelos grupos, definindo quem vai fazer trabalho dirigido e quem vai fazer trabalho independente.
• Corrigir os trabalhos e avaliar os resultados obtidos. Destacamos que o trabalho independente deve ser avaliado para que os alunos não se desmotivem ao realizá-lo e possam superar suas possíveis falhas.
Conclusão
O trabalho diversificado em sala de aula constitui-se em uma alternativa capaz de atender às diferenças individuais, envolvendo os alunos em diversas atividades, criando um ambiente de trabalho amistoso e atraente, onde todos tenham a oportunidade de trabalhar a cooperação, o respeito e a convivência em grupo, e entendendo que, apesar das diferenças pessoais, existem interesses, objetivos maiores, que são comuns para serem conquistados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário