terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

INICIAÇÃO A LEITURA E ESCRITA

Histórias em quadrinhos
Atividades para a aula
           Numa roda de conversa, apresente às crianças vários gibis, explicando que são revistinhas que contam histórias desenhadas para crianças. Fale sobre a presença do balão de conversa, caso ele exista, esclarecendo sobre sua função no meio dos desenhos.
           Tire cópias ampliadas de uma ou outra historinha, para melhor visualização da seqüência desenhada. O número de quadrinhos, bem como seu conteúdo, dependerá da faixa etária com a qual você trabalha.
           Se os alunos forem muito novos, você poderá colar cada quadrinho ampliado (separadamente) em uma cartolina.
           Numere-os atrás, pois você poderá variar a atividade utilizando a seqüência numérica, em vez da ordem dos desenhos.
           Apresente o primeiro quadrinho e descreva a ação que ele retrata. Se for o caso, leia em voz alta o que ele diz.  Estimule a participação das crianças em cada descrição, pois elas terão oportunidade de verbalizar palavras, gestos e sentimentos e aprenderão a processar o pensamento lógico. Faça o mesmo com os demais quadrinhos, até completar toda a história. Lembre-se de que a leitura dos balões só lhe será útil se os alunos identificarem letras e conhecerem o significado das palavras usadas.
           Agora, é a vez das crianças: misture os materiais no chão e peça a elas que organizem a história. Tenha em mente que, muitas vezes, elementos da imaginação infantil podem surgir no meio do discurso, o que não significa "erro", tendo em vista que as histórias em quadrinhos são obras abertas, isto é, passíveis de mudanças.
           Aproveite essas novidades para recontar ou reescrever a história, inserindo desenhos (com ou sem palavras simples) feitos pelas próprias crianças, em continuidade à narrativa criada coletivamente.
           Em seguida, os próprios alunos poderão criar seus quadrinhos (ou tiras, conforme a idade) através de desenhos que contenham  ou não palavras simples. O importante é observar o pensamento lógico.
           Uma alternativa para quem não sabe escrever corretamente é a utilização de símbolos (coração, sono, casinha, cachorro, comida, suco, etc) ou de carinhas que expressam sentimentos. Adesivos também podem ser um ótimo recurso de expressão! Na falta deles, recorte estampas de revistas e plastifique-as, para que resistam mais tempo ao manuseio.
           Passada esta etapa, os alunos poderão desenhar, em tiras ou em quadrinhos, suas atividades diárias ou seu passeio no fim de semana.
           Para sofisticar esta atividade de pensamento lógico, faça um painel na sala de aula para expor as atividades, com certeza eles irão gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário