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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

As atividades aqui sugeridas exploram o tema “alimentação saudável”, pois é através dela que podemos prevenir ou tratar os casos  de obesidade e  desnutrição. Uma forma simples de introduzir conceitossobre alimentação  saudável é usar a pirâmide dos alimentos.

Como explicar a pirâmide dos alimentos às crianças:

·         Desenhe a pirâmide dos alimentos de modo que possa ser vista  por toda a  turma. Preencha a pirâmide com desenhos de alimentos ou recortes de revista etc.
·         Quando as crianças forem menores, não adianta falar sobre os nutrientes de cada grupo. É melhor comentar as semelhanças entre os grupos de alimentos e entre alimentos de um mesmo grupo. Observe, por exemplo, que os três primeiros grupos da base da pirâmide são de origem vegetal — um deles é apenas de frutas, o outro de folhas, verduras e demais alimentos encontrados na horta, e o outro de farinhas e produtos feitos com farinha como pães e massas, além de cereais como o arroz e o milho. Os alimentos do centro da pirâmide são de origem animal (leite, queijo, carnes) e os do topo são usados esporadicamente ou diariamente, mas em pequenas quantidades, para dar gosto à comida.
·         Para as crianças maiores, já é possível falar sobre os nutrientes - o que são (substâncias presentes nos alimentos e que nos fazem ter saúde), os diferentes tipos e funções, a divisão dos grupos de alimentos, de acordo com os nutrientes etc.
·         Os princípios da pirâmide (proporção, variedade e moderação) devem ser explicados para crianças de todas as idades. Para facilitar a assimilação, o ideal é dar diversos exemplos e mostrar a aplicação desses princípios no dia-a -dia.
·         Na hora de falar sobre o princípio da proporção, observe que devemos comer alguns alimentos em maior quantidade que outros, não porque eles são mais importantes, e sim porque o nosso organismo precisa mais de alguns alimentos do que de outros.
·         Para mostrar a importância do princípio da variedade, lembre que os alimentos contêm diferentes substâncias (ou nutrientes) e que não existe nenhum alimento completo. Ou seja, temos que comer diversos tipos de alimentos para adquirirmos todas as substâncias de que precisamos (ainda bem, pois assim não enjoamos!). Também é importante variar o modo de preparar os alimentos: eles podem ser cozidos, assados, grelhados, fritos...
·         Explicar o princípio da moderação é fácil: não podemos exagerar nas quantidades, pois o excesso de alimentos prejudica o organismo. Uma das conseqüências é a obesidade.
·         Para concluir, lembre que comer de acordo com esses princípios, ou seja, com moderação, variedade e respeitando as proporções, ajuda a prevenir doenças como a desnutrição e a obesidade.
·         Explique quais são as porções de alimentos recomendadas e que as divisões da pirâmide se dão de acordo com essas porções.

Não é preciso enfatizar o número de porções de cada grupo e sim a proporção de um para outro (os da base em maior quantidade, os do topo em menor quantidade ou esporadicamente etc).

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