MODALIDADES ESPORTIVAS
ginástica artística
Também conhecida no Brasil como ginástica
olímpica, é uma das modalidades da ginástica. Por definição, de acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra vem do grego gymnastiké e significa - "A Arte ou ato de
exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de
exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com
auxílio de aparelhos são aplicados com objetivos educativos, competitivos,
terapêuticos, etc."
Historicamente, enquanto forma
de prática física, a ginástica surgiu na Pré-História. Contudo, veio a se tornar uma modalidade esportiva apenas em 1881,
em escolas alemãs tipicamente masculinas. Desse modo, a ginástica artística
sagrou-se como a forma mais antiga do desporto e em decorrência disto, sua
história é constantemente confundida com a da ginástica em si, o que não fere
sua evolução artística individual posterior. Mais tarde, em 1896,
até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e
em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano
de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se
conhece hoje. Apesar de despontar para o mundo como um esporte inicialmente
masculino, a ginástica tornou-se uma prática mais ativa entre as mulheres.[3] Em decorrência disso, os eventos artísticos femininos tornaram-se
mais disputados, admirados e destacados entre todas as modalidades do esporte.
As apresentações da ginástica
artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o
tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em
diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em
competições femininas e masculinas.
Os
movimentos dos ginastas devem ser sempre elegantes e demonstrarem força,
agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.
O uniforme básico de toda ginasta é um collant de lycra em
forma de maiô. Em todas as provas, variando
de acordo com a preferência, as atletas competem descalças. Os homens
usam short ou calça de
material apropriado e meias nos pés (exceto
nas provas do solo). Suas camisetas, que em verdade são collants,
ficam cobertos na altura da cintura, pela outra parte do uniforme: a calça ou o
short. É comum que os competidores passem pó de magnésio nas mãos, especialmente em provas de
barras, para evitar lesões nos dedose
escorregões durante os movimentos. Outros aparatos também são de uso permitido
nas mãos para que o ginasta possa segurar as barras e as argolas sem sofrer com
lesões e possíveis feridas -
como os protetores palmares (com munhequeiras). Ainda são usados colchões para
amortecer as saídas e as braçadeiras (de uso masculino, para as provas das
barras paralelas).
A modalidade subdivide-se em
duas: ginástica artística masculina e ginástica artística feminina. Cada uma
possui um código próprio (com os movimentos e os aparelhos utilizados),
elaborado pelos comitês (masc.
e fem.) da Federação. Em comum, possuem as regras de conduta e as
generalidades de cada competição, como a segurança do ginasta e a exigência
sobre a qualidade dos equipamentos e da execução durante as apresentações
dentro de cada exigência.
Os
aparelhos da ginástica artística masculina (sigla em inglês: MAG) são
diferentes dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina (sigla
em inglês: WAG). Enquanto os homens disputam provas em seis aparelhos
diferentes, as mulheres as disputam em quatro. Os aparelhos (provas) masculinos
são o solo, o salto sobre a mesa,
o cavalo com alças (cavalo
com arções), as barras
paralelas, a barra fixa e asargolas.
Tais aparelhos, durante as apresentações masculinas, procuram demonstrar a
força e o domínio do ginasta. Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas.
Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na
vertente artística e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as
provas de solo e salto, com nuances de diferenciação. Abaixo, estão descritos
cada um dos eventos/aparelhos:
§ Cavalo com alças: o cavalo (que de fato
assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões:
1,15 m x 1,60 m x 35 cm. As alças possuem distância ajustável e a altura
de 12 cm. Uma série típica no cavalo comalças envolve tesouras e
movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas,
são executadas geralmente com as mãos sobre as alças. Os movimentos circulares,
as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas.
§ Argolas: o aparelho é constituído por
uma estrutura de onde prendem-se duas argolas, a 2,75 metros do solo. A
distância entre elas é de 50 cm e o seu diâmetro interno é de 18 cm.
A prova consiste em uma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio.
O júri valoriza
o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia. Quanto
menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de
execução do ginasta.
§ Barras paralelas: o aparelho possui as medidas de 1,95 x 3,5m, além de estarem
distanciadas entre 42 e 52 cm. A prova consiste em exercícios de
equilíbrio – entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza
das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento.
As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir
uma prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma
prova mais longa, possui inferior dificuldade.
§ Barra fixa: a barra é
presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 m do solo e
possui 2,40 m de comprimento. A prova consiste em movimentos de força e
equilíbrio. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina
acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas,
as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.
§ Barras assimétricas: este aparelho, de uso
estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente. Seu posicionamento é, a mais alta
a 2,36 m de altura e a menor a 1,57 m. A prova é composta por uma série de
movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos. A posição das duas
barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de
movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também
é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho.
§ Trave olímpica: popularmente chamada de trave, a trave de equilíbrio é um dos dois
aparelhos de práticas unicamente femininas. A trave em si é uma barra revestida
com material aderente, situada a 1,25 metros do chão, com cinco
metros de comprimento e dez centímetros de largura, onde a atleta deve equilibrar-se
e realizar saltos e giros.
§ Solo: este, enquanto aparelho, é
um estrado de 12x12m feito de um material elástico que amortece eventuais
quedas e ajuda ao impulso dos saltos e nas passadas gímnicas. Como modalidade,
os exercícios têm uma duração de 50 a 70s para os homens, e 70 a
90s para as mulheres. Durante a prova, são realizados movimentos acrobáticos e
ginásticos anteriormente pontuados (nota de partida). Os exercícios femininos
têm a particularidade de incluir acompanhamento musical instrumental.
§ Salto: o salto sobre a mesa é a
prova mais rápida da ginástica artística. Dura aproximados 50 segundos,
incluindo apenas o momento dos dois saltos aos quais o ginasta tem direito. A
prova é composta por uma pista de 25 metros, que
termina em umtrampolim de
impulso e finalmente na mesa – de dimensões 120 x 95 cm. O salto é
considerado um evento de explosão muscular, possuidor de uma margem mínima para
erros.
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