sábado, 19 de maio de 2012

CONTEÚDO DE ENSINO RELIGIOSO



Papéis e funções nas organizações religiosas

            As religiões do mundo se estruturam organizando o espaço físico, delimitando a geografia com suas mesquitas, templos, igreja, terreiros, etc., e organizando o espaço humano, atribuindo papéis de acordo com as funções que cada um possa no interior da tradição.
        
O hinduísmo é um conjunto de religiões que surgiu na Índia e que não possui estrutura rígida de controle e autoridade. Porém, são os gurus, mestres, os que orientam os adeptos rumo ao seu próprio crescimento espiritual. Em alguns templos hinduístas é o sacerdote brâmane quem cuida do templo, ele é o único que pode entrar no santuário e fazer as oferendas dos devotos.
        
O budismo, outra religião nascida na Índia, também se estrutura conforme a região em que se instala. O budismo tibetano, por exemplo, possui um líder espiritual conhecido mundialmente, o Dalai Lama. O budismo também possui muitos monges e monjas que dedicam suas vidas ao estudo e as práticas budistas.
        
A religião judaica se organiza, muitas vezes, em torno da sinagoga, que é o local de encontro dos judeus. Lá estudam e fazem seus rituais em coletividade. O rabino recebe salário para trabalhar na sinagoga, ele é o líder e é também o responsável pelos ensinamentos religiosos. O chantre, que é o líder dos serviços, e o zelador também recebem um salário.
        
O cristianismo possui uma estrutura hierárquica que varia conforme o segmento. No catolicismo romano, por exemplo, é o papa quem responde como líder da igreja e abaixo dele estão os arcebispos, bispos, padres, etc. Já a Igreja ortodoxa não segue as ordens do papa e os padres desta igreja podem se casar, mas não devem contrair matrimônio depois da ordenação e usam barba; os bispos são celibatários.
        
As igrejas evangélicas também se organizam de modo a não seguir o papa e as pessoas que conduzem o trabalho nas igrejas são conhecidos como pastores.
        
No Islamismo há um dirigente que é o responsável pela condução das preces públicas, denominado imã. Os que estudam a religião (teólogos eruditos) são conhecidos como Ulemás.
        
No culto afro-descendente existem os Babalorixás, quando homens e as Ialorixás, quando mulheres, que são responsáveis pelo terreiro e pelas obrigações. São eles o pai e a mãe de santo. Detalhando melhor, a palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.


SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Solicitar aos educandos que montem histórias em quadrinhos com base no texto , assim como pedir que façam um desenho no qual possam expressar o que entenderam sobre o conteúdo. Após a confecção dos desenhos, os mesmos poderão ser distribuídos entre os educandos para que possam compartilhar o que entenderam sobre o conteúdo desta unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário