Que a
tecnologia invadiu nossas vidas rapidamente, disso ninguém duvida. Nos dias de
hoje, qualquer pessoa tem acesso a um celular. Crianças de três anos já sabem
mexer em tablets. Você Já pode ir ao
cinema e assistir a um filme 4D, onde você pode sentir 20
estímulos sensoriais. Os e-books, livros virtuais, estão se
expandido muito rápido em todo o mundo. E redes sociais então? É só colocar um
noticia bombástica no twitter ou no facebook para que ela tenha repercussão
nacional ou até mesmo mundial.
A
tecnologia faz com que as informações cheguem para as pessoas de forma rápida e
interativa. A nova geração está totalmente integrada a essa era digital. Caderno,
lápis e caneta são objetos menos frequentes nos momentos de lazer de crianças e
jovens, porém na escola a coisa muda de figura.
Apesar
de muitas utilizarem ferramentas tecnológicas modernas no processo
ensino-aprendizagem, a maioria delas ainda está se adequando letamente a nova
realidade. Os principais motivos são: falta
de recursos, resistência dos professores e falta de informação sobre quais
equipamentos são ideais para a escola e como utilizá-los com qualidade em sala
de aula.
São
muitas as opções de tecnologias educacionais: lousa digital, projetor, câmera
de documentos, plataforma digital, tablets, entre outras, e alguns
cuidados devem ser tomados na hora de implantá-las:
Ø
Planejar
toda a implantação da tecnologia educacional nas salas de aula;
Ø
Selecionar
equipamentos de acordo com a realidade de sua escola;
Ø
Realizar
reunião com os pais antes e depois da implantação das novas tecnologias;
Ø
Treinar
equipe docente;
Ø
Ouvir
os alunos e entender suas necessidades;
Ø
Desenvolver
projetos em que a tecnologia faça diferença para alcançar os resultados;
Ø
Contratar
funcionários na área de tecnologia para apoio e manutenção dos equipamentos;
Ø
Avaliar
o rendimento das turmas.
Não há
como fugir da ERA DIGITAL, e as
escolas brasileiras têm condições de acompanhá-la, mas é preciso ser cauteloso:
a tecnologia deve estar a serviço da qualidade da educação das crianças e deve
ser implantada com muito planejamento.
O
fundamental é a qualidade, e não a quantidade. Não importa quantas ferramentas
de tecnologia à escola possui ou quantas o professor vai utilizar, mas sim se
elas ajudarão os alunos a alcançar os resultados desejados.
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