sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO DIGITAL - Sua escola está preparada?



Que a tecnologia invadiu nossas vidas rapidamente, disso ninguém duvida. Nos dias de hoje, qualquer pessoa tem acesso a um celular. Crianças de três anos já sabem mexer em tablets. Você Já pode ir ao cinema e assistir a um filme 4D, onde você pode sentir 20 estímulos sensoriais. Os e-books, livros virtuais, estão se expandido muito rápido em todo o mundo. E redes sociais então? É só colocar um noticia bombástica no twitter ou no facebook para que ela tenha repercussão nacional ou até mesmo mundial.
A tecnologia faz com que as informações cheguem para as pessoas de forma rápida e interativa. A nova geração está totalmente integrada a essa era digital. Caderno, lápis e caneta são objetos menos frequentes nos momentos de lazer de crianças e jovens, porém na escola a coisa muda de figura.
Apesar de muitas utilizarem ferramentas tecnológicas modernas no processo ensino-aprendizagem, a maioria delas ainda está se adequando letamente a nova realidade. Os principais motivos são: falta de recursos, resistência dos professores e falta de informação sobre quais equipamentos são ideais para a escola e como utilizá-los com qualidade em sala de aula.
São muitas as opções de tecnologias educacionais: lousa digital, projetor, câmera de documentos, plataforma digital, tablets, entre outras, e alguns cuidados devem ser tomados na hora de implantá-las:
Ø  Planejar toda a implantação da tecnologia educacional nas salas de aula;
Ø  Selecionar equipamentos de acordo com a realidade de sua escola;
Ø  Realizar reunião com os pais antes e depois da implantação das novas tecnologias;
Ø  Treinar equipe docente;
Ø  Ouvir os alunos e entender suas necessidades;
Ø  Desenvolver projetos em que a tecnologia faça diferença para alcançar os resultados;
Ø  Contratar funcionários na área de tecnologia para apoio e manutenção dos equipamentos;
Ø  Avaliar o rendimento das turmas.
Não há como fugir da ERA DIGITAL, e as escolas brasileiras têm condições de acompanhá-la, mas é preciso ser cauteloso: a tecnologia deve estar a serviço da qualidade da educação das crianças e deve ser implantada com muito planejamento.
O fundamental é a qualidade, e não a quantidade. Não importa quantas ferramentas de tecnologia à escola possui ou quantas o professor vai utilizar, mas sim se elas ajudarão os alunos a alcançar os resultados desejados.

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