Objetivos:
Ø Verificar se
realmente o conhecimento que o jovem tem a respeito do álcool e droga condiz
com a realidade.
Materiais necessários:
Ø Apresentação em
PowerPoint, data show, cópia do texto e do quadro – TIPOS DE DROGA, cartolina,
hidrocor grande.
Questões a serem respondidas:
Ø O que são
drogas, quais os tipos de drogas mais consumidas pelos jovens e adolescentes?
Ø Por que eles se
utilizam dessas drogas, quais os efeitos causados por elas?
Tempo: 1h20m
Integração:
Ø Forma-se um
grande circulo, todos de pé;
Ø O professor vai
até o centro e fala que todos nós temos qualidades positivas e negativas, ele
fala o seu nome e diz uma qualidade positiva e uma negativa;
Ø Pedir para cada
participante ir ao centro se apresentar dizendo seu nome e uma qualidade
positiva e negativa dele.
Atividade:
Ø Apresentar o
material sobre o que são drogas e como são seus efeitos;
Ø Informe que as
drogas podem ser classificada em três grupos: DEPRESSORAS, ESTIMULANTES E
PERTUBADORAS;
Ø Pergunte se já
ouviram falar nestas palavras e o que significa cada um delas;
Ø Divida em grupos
de quatro a seis participantes, e entregue uma cópia do texto e do quadro sobre
os tipo de drogas abaixo:
As drogas
São substâncias químicas de origem sintética,
quando processadas industrialmente, ou natural, quando extraídas em altas
concentrações a partir de órgãos vegetais (as folhas), ou de substâncias
provenientes de secreção animal ou de estruturas fúngicas.
O consumo contínuo, além de ocasionar a morte do indivíduo quando em altas quantidades (overdose), pode ocasionar sérias sequelas no sistema nervoso (lesões neuronais), no circulatório (tensões arteriais) e respiratório, bem como problemas de ordem social, envolvendo a marginalização de adolescentes atraídos pelo tráfico.
As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:
Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).
Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranquilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).
Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.
Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.
Portanto, independente de sua classificação ou da substância utilizada, gera dependência química e causa sérios danos ao organismo da pessoa viciada, acometendo de forma irreversível o sistema nervoso.
O consumo contínuo, além de ocasionar a morte do indivíduo quando em altas quantidades (overdose), pode ocasionar sérias sequelas no sistema nervoso (lesões neuronais), no circulatório (tensões arteriais) e respiratório, bem como problemas de ordem social, envolvendo a marginalização de adolescentes atraídos pelo tráfico.
As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:
Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).
Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranquilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).
Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.
Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.
Portanto, independente de sua classificação ou da substância utilizada, gera dependência química e causa sérios danos ao organismo da pessoa viciada, acometendo de forma irreversível o sistema nervoso.
Fonte:WWW.100porcentoaprendizagem.blogspot.com
Ø Após a leitura
do texto acima, marque um X de acordo com a sua classificação;
Ø Faça a correção
junto com os alunos dos outros grupos;
Ø Para finalizar
fazer um mural para expor na sala de aula o quadro abaixo.
CLASSIFICAÇÃO
DAS DROGAS
DROGAS
|
Depressora
|
Estimulante
|
Perturbadoras
|
Bebida
alcoólica
|
|
|
|
Maconha
|
|
|
|
Crack
|
|
|
|
Heroína
|
|
|
|
LSD
|
|
|
|
Morfina
|
|
|
|
Cola
de sapateiro
|
|
|
|
Café
|
|
|
|
Xarope
para tosse
|
|
|
|
Cocaína
|
|
|
|
Finalização da oficina:
Ø Para finalizar
fazer um mural para expor na sala de aula o quadro abaixo.
Ø Estimule um
debate sobre a atividade a fim de que os participantes troquem informações
entre si.
Ø Agora os grupos
irão falar o que eles acharam de importante fazer esta atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário