domingo, 24 de fevereiro de 2013

OFICINA SOBRE: ÁLCOOL E DROGA – É IMPORTANTE ALERTAR




Objetivos:
Ø  Verificar se realmente o conhecimento que o jovem tem a respeito do álcool e droga condiz com a realidade.
Materiais necessários:
Ø  Apresentação em PowerPoint, data show, cópia do texto e do quadro – TIPOS DE DROGA, cartolina, hidrocor grande.
Questões a serem respondidas:
Ø  O que são drogas, quais os tipos de drogas mais consumidas pelos jovens e adolescentes?
Ø  Por que eles se utilizam dessas drogas, quais os efeitos causados por elas?
Tempo: 1h20m
Integração:
Ø  Forma-se um grande circulo, todos de pé;
Ø  O professor vai até o centro e fala que todos nós temos qualidades positivas e negativas, ele fala o seu nome e diz uma qualidade positiva e uma negativa;
Ø  Pedir para cada participante ir ao centro se apresentar dizendo seu nome e uma qualidade positiva e negativa dele.
Atividade:
Ø  Apresentar o material sobre o que são drogas e como são seus efeitos;
Ø  Informe que as drogas podem ser classificada em três grupos: DEPRESSORAS, ESTIMULANTES E PERTUBADORAS;
Ø  Pergunte se já ouviram falar nestas palavras e o que significa cada um delas;
Ø  Divida em grupos de quatro a seis participantes, e entregue uma cópia do texto e do quadro sobre os tipo de drogas abaixo:


As drogas

São substâncias químicas de origem sintética, quando processadas industrialmente, ou natural, quando extraídas em altas concentrações a partir de órgãos vegetais (as folhas), ou de substâncias provenientes de secreção animal ou de estruturas fúngicas.

O consumo contínuo, além de ocasionar a morte do indivíduo quando em altas quantidades (overdose), pode ocasionar sérias sequelas no sistema nervoso (lesões neuronais), no circulatório (tensões arteriais) e respiratório, bem como problemas de ordem social, envolvendo a marginalização de adolescentes atraídos pelo tráfico.

As drogas podem ser classificadas de acordo com a ação: acentuada ou branda, sobre o sistema nervoso central:

Perturbadoras – aquelas com efeito alucinógeno, acelerando o funcionamento do cérebro além do normal, causando perturbações na mente do usuário. Exemplo: LSD (sintetizadas a partir do ácido lisérgico), a maconha e o haxixe (produto e subproduto extraídos da planta Cannabis sativa), os solventes orgânicos (cola de sapateiro).

Depressoras (as mais perigosas) – diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Exemplo: tranquilizantes produzidos por indústrias farmacêuticas (antidepressivos, soníferos e ansiolíticos), o ópio, a morfina e a heroína (extraídos da planta Papoula somniferum).

Estimulantes – substâncias que aumentam a atividade cerebral. Estimulam em especial áreas sensoriais e motoras. Integra esse grupo a cocaína e seus derivados (o crack), extraídos da folha da planta da coca, Erytroxylum coca.

Drogas mistas – combinações de dois ou mais efeitos. A mais comum e conhecida desse grupo é o Ecstasy.

Portanto, independente de sua classificação ou da substância utilizada, gera dependência química e causa sérios danos ao organismo da pessoa viciada, acometendo de forma irreversível o sistema nervoso.

Fonte:WWW.100porcentoaprendizagem.blogspot.com

Ø  Após a leitura do texto acima, marque um X de acordo com a sua classificação;
Ø  Faça a correção junto com os alunos dos outros grupos;
Ø  Para finalizar fazer um mural para expor na sala de aula o quadro abaixo.

CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

DROGAS
Depressora
Estimulante
Perturbadoras
Bebida alcoólica



Maconha



Crack



Heroína



LSD



Morfina



Cola de sapateiro



Café



Xarope para tosse



Cocaína




Finalização da oficina:
Ø  Para finalizar fazer um mural para expor na sala de aula o quadro abaixo.
Ø  Estimule um debate sobre a atividade a fim de que os participantes troquem informações entre si.
Ø  Agora os grupos irão falar o que eles acharam de importante fazer esta atividade.

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