Lembre-se que grande parte
das crianças surdas chega à escola sem uma língua constituída. Cabe ao
professor planejar e organizar situações didáticas criando oportunidades para o
aluno usar e refletir sobre a Libras nas diferentes práticas de linguagem
presentes em seu dia a dia: roda de conversa, relato, recado, regras de jogos,
brincadeiras entre outras, são atividades que propomos neste trabalho. O início do ano é o período propício para conhecer os
colegas, o professor, a equipe de funcionários que
trabalham na escola e o espaço físico da unidade escolar.
Esse período é repleto de novidades:
amigos novos, descoberta dos espaços físicos da escola, contato com surdos mais
velhos, construção do vínculo com o professor, regras da sala de aula, entre
outras.
As séries iniciais constituem uma
forte referência para o aluno. Cabe ao professor capturar o desejo do aluno em
participar das atividades, levando-os a acreditar que são capazes de
realizá-las.
Cabe lembrar que o papel do educador é
fundamental para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do aluno. O
professor é o mediador entre o sujeito e a construção do seu conhecimento.
É na escola, por meio das relações
discursivas, que a criança aprende a circular socialmente na cultura, se
apropria da língua e do saber. É na relação com o outro que o aluno se dá conta
que as suas ações passam a ter significado tanto para ele como para o outro. A
duração das aulas não está especificada, pois pode variar dependendo dos
objetivos propostos para cada grupo.
RODA DE CONVERSA
Na roda de conversa, o
professor inicia o turno comunicativo por meio de perguntas. Introduz as
interrogativas: o que, quem, onde, quando e por quê. As temáticas da roda de
conversa podem ser desencadeadas por diferentes situações e vivências trazidas
pelos alunos: atualidades que os afetam diretamente, os aniversários, datas
comemorativas, experiências vividas.
Objetivos
Assegurar o olhar e a atenção do aluno.
Estabelecer o diálogo com o grupo.
Ampliar o repertório na Libras.
Perceber os diferentes turnos na comunicação
(momentos de entrada no discurso).
Descrever pessoas, objetos e espaços físicos.
O
foco do professor será a relação discursiva na sala de aula, (a troca de
informações e experiências entre os alunos) o uso e a fluência na língua de
sinais. A criança aprende a língua na interação com o outro.
Na relação discursiva, é
necessário evidenciar:
Pronomes pessoais (eu, ele, ela, nós) e
possessivos (meu, seu, nosso).
Advérbios de tempo (hoje, ontem, amanhã).
Pronomes interrogativos (Quem? Quando? Onde?
Por quê?).
Dias da semana.
Espaços da escola (parque, quadra de educação
física, sala de leitura, sala de informática, sala de aula, refeitório).
Encaminhamento
A roda de conversa é uma
atividade permanente, diária ou semanal ao longo do ano, dependendo dos
objetivos propostos para o grupo. Ela pode ser realizada no início da semana,
durante uma aula, para que todos tenham acesso às informações dos colegas.
Também pode ser realizada no decorrer da semana: reserve alguns minutos para
aqueles alunos que quiserem contar alguma novidade.
Chame a atenção do aluno
para a importância do olhar. Se o aluno não olha para o interlocutor, ele perde
as informações do colega. Questione seus alunos – Onde? Quem? Por quê? Como? A
que horas? –, para que o discurso fique claro para todos.
Sugestões de atividades
Faça, com o grupo, um crachá que o represente:
(tire foto dos alunos e peça que decorem o seu crachá, por meio de colagem,
pintura, etc).
Faça, na sala de aula, um mural com as fotos e
os sinais que representam os alunos (utilize esse material, construído pelos
alunos, para ler diariamente com o grupo os nomes dos amigos presentes e
ausentes).
Crie com o grupo um cartaz com o mês dos
aniversariantes. Coloque-o no mural da sala, para que os alunos acompanhem a
sequência dos aniversários.
Coloque na porta da sala de aula uma foto do
grupo para identificar a classe aos alunos.
Apresente o alfabeto digital, soletrando o nome
dos alunos.
O alfabeto digital exposto na sala de aula
auxilia o aluno a perceber a correspondência entre uma das representações da
Libras (alfabeto digital) e a escrita.
Desenvolva atividade de conversação em Libras,
apresentando aos alunos o uso do tempo nas atividades propostas pela escola: a
rotina do dia.
Coloque no mural da sala de aula a organização
da rotina do aluno.
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