O que é preciso para que o professor saia da condição de “apresentador de aulas” e conquiste um nível de profissionalismo condizente com as demandas do novo educador do século XXI?
Acredito que para que o professor saia da condição de “apresentador de aulas e detentor do saber” ele precisa, em primeiro lugar, estar disposto a aprender. Muitas pessoas alegam que a maior dificuldade encontrada pelos colegas em conseguir um nível de profissionalismo condizente com as demandas do novo educador do séc. XXI é a idade ou, para quem já está estabilizado e há muitos anos na profissão, o medo do novo e de este ser apenas mais um modismo, mas não concordo e no meu ponto de vista a dificuldade maior em quebrar velhos paradigmas é o comodismo e o medo de não conseguir mais aprender pois há muitas pessoas que estão tão impregnadas de “saber” que não conseguem mais “aprender”. Propositalmente quis observar duas profissionais com idades e formação diferentes para justamente mostrar que podemos sim, independentes de qualquer coisa, nos desprendermos desta posição mais cômoda e chegar mais próximos de nossos alunos para desenvolvermos um ótimo trabalho onde mais do que ensinar vamos aprender pois ao trocarmos informações estaremos construindo, juntos, um conhecimento sólido e enquanto educador temos muito a ganhar com isso principalmente por termos a vantagem de podermos trabalhar com a diversidade.
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