terça-feira, 9 de novembro de 2010

ORIENTAÇÕES E METÓDOS DIDÁTICOS


Quais são os métodos específicos do ensino de História e Geografia? Quais os instrumentos didáticos que favorecem o aprendizado de conteúdos históricos pelos alunos?

            De modo geral, os conhecimentos históricos tornam-se significativos para os estudantes, como saber escolar e social, quando contribuem para que eles reflitam sobre a sua vivencias e suas inserções históricas. Por essa razão, é fundamental que aprendam a reconhecer costumes, valores e crenças em suas atitudes e hábitos cotidianos e nas organizações da sociedade; a identificar os comportamentos, as visões de mundo, as formas de trabalho, as formas de comunicação, as técnicas e as tecnologias em épocas datadas, e a reconhecer que os sentidos e significados para os acontecimentos históricos e cotidianos estão relacionados com a formação social e intelectual dos indivíduos.

            É tarefa do professor criar situações de ensino para os alunos estabelecerem relações entre o presente e o passado, o particular e o geral, as ações individuais e coletivas, os interesses específicos de grupos e as articulações sociais.

            Podem ser privilegiadas as seguintes situações didáticas:

î  Questionar os alunos sobre o que sabem, quais as suas idéias, opiniões, duvidas e hipóteses sobre o tema em debate e valorizar seus conhecimentos;

î  Propor novos questionamentos, fornecer novas informações, estimular a troca de informações, promover trabalhos interdisciplinares;

î  Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações (livros, jornais, revistas, filmes, fotografias, objetos etc.) e confrontar dados e abordagens;

î  Trabalhar com documentos variados como edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, objetos cerimoniais e rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens, tabelas, etc.;

î  Ensinar procedimentos de pesquisa, consulta em fontes bibliográficas, organização das informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos do meio e como organizar resumos e textos;

î  Debater questões do cotidiano e a suas relações com contextos mais amplos;

î  Identificar diferentes propostas e posições defendidas por grupos e instituições para solução de problemas sociais e econômicos;

î  Solicitar resumos orais ou em forma de textos, imagens, gráficos, linhas do tempo, propor a criação de murais, álbum seriado, maquete, exposições e estimular a criatividade expressiva.

É importante que o professor sempre explicite sua proposta de trabalho  para os estudantes e retome, algumas vezes, a proposta inicial a fim de que eles possam decidir sobre novos procedimentos no decorrer das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário