SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Devido à abrangência do tema, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade", a escola tem um papel cada vez mais importante a desempenhar na promoção da saúde. Saúde engloba saneamento básico, água tratada, condições de trabalho e moradia, lazer, preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, prevenção da violência e do uso de drogas, acompanhamento à gestante e à criança em seus primeiros anos de vida e também ter felicidade, alimentação saudável e relações bem construídas com os outros.
Isso significa que a luta pela saúde na escola e na comunidade envolve atenção à qualidade de vida em todos os aspectos. E, nesse caso, a escola possui um papel relevante na disseminação de informações e orientações para que a comunidade compreenda suas atuais condições e atue no sentido de melhorá-las.
1) Sugestões de atividades para as escolas:
- Buscar apoio de profissionais da área de saúde (médicos, fisioterapeutas etc.) para um bate-papo na escola com a comunidade sobre a importância de se ter hábitos saudáveis, os riscos decorrentes da prática incorreta ou excessiva de exercícios, entre outros assuntos;
- Promover discussões sobre saúde, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), orientação sobre alimentação, higiene etc.
- Reunir pais, professores, lideranças comunitárias, entre outros, para discutir quais os impactos dos problemas ambientais na saúde humana e como preveni-los.
- Mobilizar alunos, professores e voluntários para efetuarem um levantamento de como anda a saúde e a qualidade de vida na escola e na região onde ela está inserida.
* Em um primeiro momento, faz-se necessário realizar um diagnóstico para identificar, por exemplo, os principais aspectos de saúde na comunidade escolar, as condições do ambiente da escola e externo (valões, lixões etc.), os problemas de saúde mais relatados e os recursos de saúde do bairro (importante: caberá a cada escola identificar os itens que irão compor este diagnóstico, com base na sua realidade local).
* Os dados que irão compor esse diagnóstico podem ser obtidos através de entrevistas com pessoas da comunidade (ex.: lideranças comunitárias), registros fotográficos, pesquisas com os responsáveis etc.
* O Dia Temático pode servir como momento para apresentar os dados reunidos nesse diagnóstico à comunidade, como também para uma reunião com órgãos representativos da comunidade (Associação de Moradores), agentes de saúde para discutir os problemas, como também suas causas e soluções, estabelecendo prioridades e planejando ações.
* Como em cada bairro temos, geralmente, mais de uma escola, esse trabalho pode ser feito a partir de uma ação integrada das escolas existentes na região.
- Realizar uma pesquisa com os alunos sobre: a poluição decorrente das atividades agrícolas, o que pode ser feito para reduzir o uso de agrotóxicos e fertilizantes na agricultura e quais medidas a serem adotadas para controlar a erosão dos solos e reduzir os processos de assoreamento de rios, lagos e lagoas.
- Montar um grupo de teatro para difundir na escola os conhecimentos e conteúdos importantes sobre saúde (dengue, piolho, desnutrição, drogas etc.).
- Organizar com apoio dos voluntários uma seção de informações sobre saúde que contenha os registros das vacinações e dos principais problemas de saúde de cada aluno e sua ocorrência na escola.
- Desenvolver uma campanha de sensibilização com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância de tornar o ambiente escolar mais saudável, com atitudes simples, como, por exemplo, não jogar lixo no chão, não pichar as dependências da escola etc.;
- Promover campanhas de doação de sangue no bairro, mobilizando possíveis doadores para o banco de sangue do hospital próximo à escola;
- Implementar mecanismos de encaminhamento e/ou prestação de serviços médicos e odontológicos.
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