sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

O ensino de Geografia tem entre os conteúdos a serem ensinadas, as linguagens cartográficas, como leitura e produção de mapas simples que indicam o reconhecimento dos referenciais de localização, orientação e distancia; o aprofundamento da noção de proporção e escala e para os referenciais de localização, os pontos cardeais, as divisões e contornos políticos dos mapas, o sistema de cores e legendas; e ouso da cartografia como instrumento de aproximação dos lugares e do mundo.

 CARTOGRAFIA INFANTIL
A cartografia corresponde à linguagem criada para registros sobre os lugares. Não podemos esquecer que os registros sobre o espaço aparecem  nos desenho de crianças e são nesses desenhos que a criança mostra sua linguagem cartográfica e que pode ser aplicada em sala de aula.
Quando um professor pede para seus alunos desenharem seu trajeto de casa para escola, ele percebe que nesses mapas (desenhos) que o objeto aparecem localizados uns em relação aos outros, em tamanho menor, com traços que permitem dizer o que significam e assim, demonstram os elementos dos mapas de uma só vez, como sua localização, escala, projeção e legenda. Com isso o professor leva o aluno a entender os mapas sem partir para um ensino cansativo e isolado de cada um desses elementos, tornado uma leitura mais fácil de mapas temáticos que tem o objetivo específico de mostrar o comportamento espacial de um tema ou fenômeno geográfico. Exemplos de mapas temáticos incluem mapas de população, de distribuição, de renda, entre outros. O mapa temático é analítico e explicativo e são encontrados nos livros didáticos e Atlas, já que os mesmos apresentam dados  sobre determinados territórios por meio de uma linguagem especifica. Assim, em lugar de alfabetizar o aluno com um código gráfico, abrem-se amplas possibilidades de praticas com desenhos do espaço como ocupação urbana e rural, avenidas ruas, comercio favelas e etc.

CONCLUSÃO
Vimos, que através de desenhos  a criança pode compreender a sua realidade  de uma forma menos cansativa, tornado –se mais fácil à utilização e interpretação de  mapas temáticos no ensino de Geografia.

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