- Conteúdos a serem desenvolvidos na oficina:
- Integração do grupo.
- Proposta integral da oficina e aprendizado teórico do processo de feitura do papel.
- Estabelecimento de regras através de assembléias determinando direitos e deveres.
- Técnicas artísticas com papel sucata: recorte e colagem, rasgadura, mosaicos, construção de painéis, etc.
- Conversações diárias sobre assuntos relevantes vivenciados na rotina do andamento da oficina.
- Educação Ambiental ( compreensão da importância do ato de reciclar para a melhoria das condições do meio ambiente quanto ao uso indiscriminado dos recursos naturais e a produção de lixo urbano): atividades de sensibilização utilizando papel e outras técnicas artísticas que utilizem sucata: caixas, jornais, revistas, caixas de ovos, etc., combinadas com recorte, colagem, montagens, painéis, desenho, pintura...
- Reciclagem em geral: apresentação e estudo de materiais recicláveis e não recicláveis; separação do lixo (como e por quê); desenvolver o conceito geral de reciclagem como forma de desenvolver e aplicar a criatividade: "Criar é formar, relacionando as coisas e apresentando-lhes uma forma nova. Criar adquire um caráter de transformação, onde o homem, ao transformar o mundo, também se transforma e, percebendo-se nessas mudanças, cresce, esclarecendo coisas dentro de si". "Recriar é uma forma criativa de tornar o velho, novo."
- A reconstrução da auto-estima construindo uma nova identidade vivenciando a transformação de materiais e a transformação de conceitos e pre-conceitos reciclando suas vidas adquirindo uma consciência ecológica.
Materiais necessários:
liquidificador, bacias, água, panos velhos cortados em formato retangular, telas tamanho ofício (para fazê-las, basta encomendar armação de madeira em fábricas de molduras e afixar uma tela resistente com grampeador), jornal, revista e folhas impressas de escritório. (Obs.: é importante ter uma torneira e uma pia no local da oficina).
· O professor e/ou os voluntários podem iniciar o trabalho conversando com os alunos sobre como é feito o papel, as diferenças entre tipos de papéis. Por exemplo, o papel jornal não é o melhor para ser reciclado, pois solta muita tinta, mas pode ser utilizado por ser mais acessível.
Desenvolvimento:
· 1. Rasgar o papel em pedaços pequenos e colocar numa bacia. Importante: nunca cortar o papel, pois isso enfraquece as fibras.
· 2. Depois, colocar água na bacia para amolecer o papel picado e mexer bem o papel na água.
· 3. Após mexer o papel, cada aluno pegará punhados do papel picado molhado, espremerá bem com as mãos e colocará os punhados no liquidificador.
· 4. Colocar o papel espremido, acrescentar a água, (para cada três punhados de papel picado, meio copo do liquidificador com água) e bater.
· 5. O caldo com a polpa do papel deve ser despejado em uma bacia de plástico retangular.
· 6. Então, na posição vertical, tela emoldurada é mergulhada até o fundo da bacia, virada para a posição horizontal e, então, lentamente, trazida de volta à superfície. A polpa do papel deverá ter ficado sobre a tela.
· 7. A tela com a polpa será lentamente colocada virada sobre um pano com jornais embaixo – para absorver a umidade – e com um pano atoalhado velho, irá se retirar o excesso de água que restar na polpa.
· 8. Bem devagar e com cuidado, retirar a tela, ficando somente a polpa de papel sobre o tecido. Depois, cada um levará sua folha de papel para secar, no canto da sala (podem ser pendurados em um varal interno). Os papéis não foram prensados, mas pode-se empilhar as polpas nos panos, de 5 em 5, e colocar um peso (tijolos ou livros velhos pesados), antes de pô-las para secar - para as folhas ficarem bem lisas.
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