Objetivos
· Identificar, no mapa-múndi, os oceanos e os continentes.
· Localizar os diversos países que fazem parte dos continentes.
· Perceber diferenças e semelhanças naturais e sociais entre esses países.
Material necessário
· Lápis.
· Borracha.
· Papel para escrever.
Desenvolvimento da Atividade
· Pelos meios de comunicação, através da escola ou de conversa com outras pessoas, os alunos aprendem a conhecer algumas coisas sobre outros países. Inicie a atividade perguntando o que eles já sabem.
· Depois, pergunte que país eles gostariam de conhecer e por quê.
· Solicite que cada um procure a bandeira do país que escolheu e pesquise sobre ela, anotando no caderno as características da bandeira.
· Em seguida, a partir da cor que identifica o continente onde esse país se encontra, cada aluno deve localizá-lo, fixando a bandeira correspondente no mapa.
· Depois, em grupos, que poderão ser formados por alunos que escolheram os mesmos países, peça para os alunos discutirem as seguintes questões:
* Que semelhanças e diferenças você pensa que esse país tem com o Brasil? Como é, por exemplo, o clima? Que animais típicos desse país você conhece? Qual o idioma desse país? O que sabe sobre comidas típicas, músicas, costumes, etc.? Esse país é mais rico ou mais pobre do que o Brasil?
· Aceite as respostas dos alunos, mesmo que sejam muito elementares, incentivando-os a descobrirem mais informações sobre o país de interesse deles.
· Finalmente, cada grupo deve fazer uma representação do país escolhido com desenho ou colagem.
· Identificar, no mapa-múndi, os oceanos e os continentes.
· Localizar os diversos países que fazem parte dos continentes.
· Perceber diferenças e semelhanças naturais e sociais entre esses países.
Material necessário
· Lápis.
· Borracha.
· Papel para escrever.
Desenvolvimento da Atividade
· Pelos meios de comunicação, através da escola ou de conversa com outras pessoas, os alunos aprendem a conhecer algumas coisas sobre outros países. Inicie a atividade perguntando o que eles já sabem.
· Depois, pergunte que país eles gostariam de conhecer e por quê.
· Solicite que cada um procure a bandeira do país que escolheu e pesquise sobre ela, anotando no caderno as características da bandeira.
· Em seguida, a partir da cor que identifica o continente onde esse país se encontra, cada aluno deve localizá-lo, fixando a bandeira correspondente no mapa.
· Depois, em grupos, que poderão ser formados por alunos que escolheram os mesmos países, peça para os alunos discutirem as seguintes questões:
* Que semelhanças e diferenças você pensa que esse país tem com o Brasil? Como é, por exemplo, o clima? Que animais típicos desse país você conhece? Qual o idioma desse país? O que sabe sobre comidas típicas, músicas, costumes, etc.? Esse país é mais rico ou mais pobre do que o Brasil?
· Aceite as respostas dos alunos, mesmo que sejam muito elementares, incentivando-os a descobrirem mais informações sobre o país de interesse deles.
· Finalmente, cada grupo deve fazer uma representação do país escolhido com desenho ou colagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário