sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A RELIGIÃO E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü Qual a importância da religião para o ser humano?
Ü Quais as consequências da falta de religião?
Ü O que significa o fato de 98% dos jovens brasileiros acreditarem em Deus?
Ü O que é intolerância religiosa?
Ü Qual a relação entre intolerância religiosa e juventude?
Ü Qual a importância da comunidade para a vida religiosa?
Ü Quais são as principais atitudes de fé presentes nos nossos jovens?
Ü Por que a religião é uma necessidade humana?
Ü Por que a religião contribui para a felicidade das pessoas?
Ü Como levar o jovem a descobrir a felicidade na religião?


Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Debate, seminários, jornal falado, dramatização;
î Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

6 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso! Muitos educadores multiplicadores querem conhecer o seu trabalho. Venha fazer parceria e conhecer novos amigos.
    Clique:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito lindo seu trabalho , parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!
    Eu gostaria de saber em qual série ou a partir de qual idade esse tema pode ser abordado na escola....
    Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Tacy, esta atividade está direcionada para alunos do Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano, porque trabalha a parte do ponto de vista do aluno. Ok!

      Excluir