Orientação
para o professor
A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema
“Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é
acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para
seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na
construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da
justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o
respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode
ser esquecido”.
COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:
A RELIGIÃO E O JOVEM – Olhando a
realidade
Ü
Qual
a importância da religião para o ser humano?
Ü
Quais
as consequências da falta de religião?
Ü
O
que significa o fato de 98% dos jovens brasileiros acreditarem em Deus?
Ü
O
que é intolerância religiosa?
Ü
Qual
a relação entre intolerância religiosa e juventude?
Ü
Qual
a importância da comunidade para a vida religiosa?
Ü
Quais
são as principais atitudes de fé presentes nos nossos jovens?
Ü
Por
que a religião é uma necessidade humana?
Ü
Por
que a religião contribui para a felicidade das pessoas?
Ü
Como
levar o jovem a descobrir a felicidade na religião?
Trabalhar:
î
Leitura
de textos e questionamento escrito e oral;
î
Produção
de texto;
î
Debate,
seminários, jornal falado, dramatização;
î
Confecção
de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î
Atividade
com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema
etc.
Que trabalho maravilhoso! Muitos educadores multiplicadores querem conhecer o seu trabalho. Venha fazer parceria e conhecer novos amigos.
ResponderExcluirClique:http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/
legau
ResponderExcluirmuito lindo seu trabalho , parabéns
ResponderExcluirOlá, boa noite!
ResponderExcluirEu gostaria de saber em qual série ou a partir de qual idade esse tema pode ser abordado na escola....
Aguardo uma resposta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá Tacy, esta atividade está direcionada para alunos do Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano, porque trabalha a parte do ponto de vista do aluno. Ok!
Excluir