quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A ECONOMIA E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü O que você acha do fato de que o jovem brasileiro ser o terceiro maior empreendedor do mundo?
Ü Qual a importância da economia solidária e a economia de empreendedores para a inserção do jovem no universo da economia?
Ü O aumento do desemprego entre os jovens” o que se deve fazer diante desta situação?
Ü Quais são as consequências da inadimplência para os jovens?
Ü Qual a lei fundamental da economia cristã?
Ü Quais as principais influências do sistema econômico neoliberal sobre os jovens?
Ü Qual a importância entre a generosidade e a economia?
Ü  A igreja tem sido exemplo para a juventude no âmbito da economia?

Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Debate, seminário, jornal falado, dramatização;
î Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

Um comentário:

  1. como eu faso pra saber as respostas das perguntais a sobre a ecomonia e o jovem-olhando a realidade

    ResponderExcluir