segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor


A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A SOCIEDADE E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü Por que o jovem deve ser protagonista na sociedade em que vive?
Ü Qual a importância da participação juvenil na segurança pública?
Ü Por que as mudanças sociais influenciam mais a juventude?
Ü O que significa a afirmação que 85% de mortes de jovens com menos de 24 anos ocorrem por causas externas?
Ü Quais as principais causas dessas mortes?
Ü Quais as principais finalidades da educação colocadas pela sociedade e a igreja?
Ü Quais as dificuldades encontradas pelos jovens para participar da vida pública?
Ü  Como a Pastoral da Juventude pode organizar a participação do jovem na sociedade?
Ü Qual a relação entre respeito pelas legítimas diferenças e os direitos humanos?
Ü Diante disso, como superar a discriminação e o preconceito em relação ao jovem?

Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Debate, seminários, jornal falado, dramatização;
î Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

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