quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de Janeiro DIA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS


O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, foi instituído há 22 anos pela Associação de Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo para lembrar que nesse dia, em 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos brasileira.
O trabalho apareceu nas páginas do jornal Vida Fluminense, com o personagem fixo Nhô Quim, criado por Angelo Agostini.
A consagração de uma data aos quadrinhos estimula a reflexão sobre a importância dessa linguagem no conjunto das manifestações artísticas.
A iniciativa da Gibiteca de Curitiba em promover a exposição alusiva ao Dia do Quadrinho Nacional enfatiza o trabalho dessa unidade da Fundação Cultural de Curitiba.
Festejada como espaço dedicado a todos aqueles que reconhecem a importância das artes gráficas, a Gibiteca é uma das bases da atual produção de quadrinhos da cidade.
No Brasil as histórias em quadrinhos começaram no século XIX, adotando um estilo satírico que é conhecido como charges, cartuns ou caricaturas e posteriormente, se estabeleceu como tiras diárias que são bastante populares.
As revistas próprias de histórias em quadrinhos começaram a ser publicadas no início do século XX, no Brasil.
Mesmo o Brasil tendo muitos artistas durante a história, sempre houve a influência estrangeira que era muito grande nesta área, com o mercado editorial que era dominado pelas publicações de história em quadrinhos europeus, americanos e japoneses.
Hoje em dia é bastante predominante o estilo Comics dos super-heróis americanos, mas vem perdendo espaço para uma grande e rápida expansão dos quadrinhos japoneses que é conhecido como Mangá.
Muitos artistas brasileiros trabalham com ambos os estilos das histórias em quadrinhos e esses artistas têm feito bastante sucesso, sendo reconhecidos pelo excelente trabalho que vêm realizando na arte das histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário