domingo, 27 de janeiro de 2013

Jornada Mundial da Juventude no Brasil (Rio 2013)


No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude será na cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O anúncio fez saltar de alegria todos os brasileiros presentes assim como muitos dos latino-americanos reunidos na JMJ de Madrid e os jovens também reunidos no Maracanãzinho no Rio de Janeiro em vigília, na expectativa para o anúncio do Papa. Ao fazer o esperado anúncio, o Santo Padre disse: "agrada-me anunciar agora que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro", logo depois do qual teve que fazer uma pausa pela euforia vivida após estas palavras. Bento XVI animou logo os presentes a pedirem ao Senhor "desde este instante que assista com sua força a quantos deverão pô-la em marcha e aplaine o caminho para os jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o Papa nessa bela cidade brasileira". Antes de saudar em outros idiomas, o Papa disse: "Antes de nos despedirmos e depois que os jovens da Espanha entreguem aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo".
A  XXVIII Jornada Mundial da Juventude acontecerá de 23  a  28 de julho  de  2013  na cidade do  Rio de Janeiro. Durante a visita do Papa Bento XVI ao Brasil no dia 10 de maio de 2007, no encontro com os jovens no Estádio do Pacaembu a Igreja Católica Brasileira através de Dom Eduardo Pinheiro (na época o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB), apresentava a disposição em sediar uma Jornada Mundial da Juventude.
Aos 21 de agosto de 2011, Bento XVI anunciou que a cidade do Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude. No dia 24 de agosto de 2011 o Papa Bento XVI escolheu o tema para a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. O tema é um versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt 28, 19).
Com dois anos de antecedência da Jornada Mundial da Juventude 2013, o Brasil recebeu a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos das jornadas, no dia 18 de setembro de 2011 em um grande evento, intitulado de Bote Fé, na capital de  São Paulo, iniciando a peregrinação da cruz e do  ícone  pelas  dioceses  brasileiras e por outros países, como:  Argentina,  Uruguai,  Paraguai  e  Chile.
História da Cruz da JMJ
A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e agora na Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do pais sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
QUESTÕES PARA DEBATE
1.      Para você, qual a importância de uma reunião entre milhares de jovens de todas as partes do mundo?
2.      Um evento como JMJ pode ajudar a formar uma geração de jovens que se importam em viver os valores do cristianismo? Se você considera que sim, em que sentido?
3.      Quais as ações estão sendo preparadas na sua região para preparar os jovens à jornada? Como é possível se engajar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário