terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como a sua escola anda com a inclusão?


Sua escola está preparada para receber portadores de necessidades especiais?
A estrutura física é acessível/adaptada para todos?

Adaptando a sua escola

O que você, educador, faz para adaptar a sua escola ou se capacitar para atender o público especial?
Existem vários órgãos que podem auxiliar escolas e professores nesse sentido. Para a adaptação do espaço físico, por exemplo, existe a lei de acessibilidade (n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000), que segue normas específicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). “A escola pública precisa encaminhar um projeto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que, juntamente com a nossa secretaria, disponibilizará financiamento para a aquisição de material didático-pedagógico e para a capacitação de professores, incluindo adaptações na escola”. A escola privada deve prever todas essas adaptações e capacitações profissionais em seu planejamento, pois, nesse caso, os órgãos públicos podem ajudar com orientações, mas não financeiramente.  A escola deve desenvolver um programa que dê atendimento especial a essas crianças, com o objetivo de melhor atender as necessidades dessas crianças. deve ter uma sala de recursos e profissionais especializados em educação especial. Para que cada criança seja atendida de acordo com a sua necessidade. Fazer encontros sistemáticos com a família e com os especialistas que deva  acompanhar.

 O programa deve conter  três pontos fundamentais:

  • A integração das crianças com seus colegas.
  • A integração entre os pais.
  • A capacitação de todos os professores e atendentes que trabalham com as crianças. 

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