Os instrumentos de avaliação de aprendizagem devem
ser largamente utilizados ao longo do período letivo. Esses instrumentos de
avaliação devem permitir ao professor colher informações sobre a capacidade de
aprendizado dos alunos, medida, em especial, pela competência dos mesmos para
resolver problemas e instrumentalizar o conhecimento para a tomada de decisões.
Cabe ao professor da disciplina, definir os instrumentos que serão utilizados
para melhor acompanhar o processo de aprendizado de seus alunos.
Não existem instrumentos específicos de avaliação capazes de detectar a
totalidade do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. É diante da limitação
que cada instrumento de avaliação comporta que se faz necessário pensar em
instrumentos diversos e mais adequados com suas finalidades, para que deem conta, juntos, da complexabilidade do processo de aprender.
Segue alguns exemplos de instrumentos de avaliação.
1. OBSERVAÇÃO
O ato de observar é uma característica própria e é através dele que informamos
sobre o contexto em que estamos, para nele nos situarmos de forma satisfatória
de acordo com normas e valores dominantes.
Aspectos Negativos:
É um instrumento de pouca utilização de registro e de falta de sistematização,
os dados colhidos, muitas vezes, se perdem ou não são utilizados de forma
produtiva para refletirem sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento dos
alunos.
Aspectos Positivos
Através da observação, os educadores podem conhecer melhor os alunos, analisar
seu desempenho nas atividades em sala de aula e compreender seus avanços e
dificuldades. Ao mesmo tempo, os alunos poderão tomar consciência dos processos
vividos pelo grupo.
A observação exige do professor:
Eleger o objeto de investigação ( um aluno, uma dupla, um grupo etc);
Elaborar objetivos claros (descobrir dúvidas, avanços etc);
Identificar contextos e momentos específicos (durante a aula, no recreio etc);
Estabelecer formas de registros apropriados ( vídeos, anotações etc).
Indicações
Observações em atividades livres, no recreio, individuais, etc.
2. REGISTRO / FICHAS
Tem como função acompanhar o processo educativo vivido por alunos e professores,
é através dele que se torna possível realizar uma análise crítica e reflexiva
do processo de avaliação.
Aspectos Positivos:
Contribui para que os dados significativos da prática de trabalho não se
percam. Alguns recursos podem ser utilizados, são eles:
1. Caderno de campo do professor: registro de aulas expositivas, anotações em
sala de aula, projetos, relatos, debates, etc.
2. Caderno de Anotações para cada grupo de alunos: anotações periódicas sobre
acontecimentos significativos do cotidiano escolar.
3. Diário do aluno: registro de caráter subjetivo ou objetivo que aluno e
professores fazem espontaneamente.
4. Arquivo de atividades: coleta de exercícios e produções dos alunos, datadas
e com algumas observações rápidas do professor. Esse arquivo serve como
referência histórica do desenvolvimento do grupo.
Indicações:
Permite aos educadores perceberem e analisarem ações e acontecimentos, muitas
vezes despercebidos no cotidiano escolar.
3. DEBATE
O debate nos permite nas situações de interação, trocar idéias com as pessoas,
compreender as idéias do outro, relacioná – las e ampliar conhecimentos sobre o
tema ou assunto discutido.
Aspectos positivos
Favorável para que alunos e professores incorporem conhecimentos, exige que se
expressem com suas próprias palavras, exemplifiquem e estabeleçam relações com
outros conhecimentos, pois o aluno expõe à turma sua forma de compreender o
tema em questão.
4. AUTO - AVALIAÇÃO
Aspectos Positivos
É uma atividade de reflexão fundamental na aprendizagem, que visa levantar:
- o caminho percorrido pelo aluno para às sua respostas e resultados;
- as evidências de que conseguiu aprender;
- as evidências das dificuldades que ainda enfrenta e, a partir delas, o
reconhecimento das superações que precisam ser conquistadas.
Indicações
Incentivar a consciência crítica dos alunos, em relação aos modos de agir que
utilizam frente às tarefas que lhes são propostas.
5. TRABALHO EM GRUPO
É todo tipo de produção realizada em parceria pelos alunos, sempre orientadas
pelo professor.
Aspectos positivos:
Estimula os alunos à cooperação e realização de ações conjuntas, propiciam um
espaço para compartilhar, confrontar e negociar ideias. É necessário que haja
uma dinâmica interna das relações sociais, mediada pelo conhecimento, potencializado
por uma situação problematizadora, que leve o grupo a colher informações,
explicar suas ideias, saber expressar seus argumentos.
Permite um conhecimento maior sobre as possibilidades de verbalização e ação
dos alunos em relação às atividades propostas.
É necessário considerar as condições de produção em que se derão: o tempo de
realização, o nível de envolvimento e de compromisso dos alunos, os tipos de
orientações dadas, as fontes de informação e recursos materiais utilizados.
6. PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA
Trata – se de analisar o desempenho do aluno em fatos do cotidiano da sala de
aula ou em situações planejadas.
Aspectos Positivos:
Permite que o professor perceba como o aluno constrói o conhecimento, já que é
possível acompanhar de perto todos os passos desse processo. É necessário que o
professor faça anotações no momento em que os fatos a serem considerados
ocorrem, ou logo em seguida, para que sejam evitadas as generalizações e os
julgamentos com critérios subjetivos. Habilita o professor a elaborar
intervenções específicas para cada caso e sempre que julgar necessário.
7. SEMINÁRIO
É a exposição oral que permite a comunicação das informações pesquisadas de
forma eficaz, utilizando material de apoio adequado.
Aspectos Positivos:
Contribui para a aprendizagem tanto do ouvinte como do expositor, pois exige
desta pesquisa, planejamento e organização das informações, além de desenvolver
a capacidade de expressão em público.
Aspectos Negativos:
Às vezes, alguns professores utilizam de comparações nas apresentações entre o
inibido e o desinibido.
7. PORTFÓLIO
Volume que reúne todos os trabalhos produzidos pelo aluno durante o período
letivo. Presta – se tanto para a avaliação final como para a avaliação do
processo de aprendizagem do aluno.
Aspecto positivo:
Evidencia as qualidades do estudante, registra seus esforços, seus progressos,
o nível de raciocínio lógico atingido e, portanto, seu desempenho na
disciplina. Também ensina ao aluno a organização.
Tem finalidade de auxiliar o educando desenvolver a capacidade de refletir e
avaliar seu próprio trabalho.
8. PROVA DISSERTATIVA
Caracteriza – se por apresentar uma série de perguntas (ou problemas, ou temas,
no caso da redação), que exijam capacidade de estabelecer relações, de resumir,
analisar e julgar.
Aspectos Positivos
Avalia a capacidade de analisar um problema central, abstrair fatos,
formular idéias e redigi – las: permite que o aluno exponha seus pensamentos,
mostrando habilidades organização, interpretação e expressão.
9. PROVA COM CONSULTA
Apresenta características semelhantes às provas dissertativas, diferenciando –
se pelo fato de o aluno pode consultar livros ou apontamentos para responder.
Aspectos Positivos:
Se bem elaborada, pode permitir que o aluno demonstre não apenas o seu
conhecimento sobre o conteúdo objeto da avaliação, mas ainda, a sua capacidade
de pesquisa, de buscar a resposta correta e relevante.
10. PROVA OBJETIVA
Caracteriza
–se uma série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma
solução possível ou em que o aluno tenha que avaliar proposições, julgando –as
verdadeiras ou falsas.
Aspectos Negativos
Favorece a memorização e sua análise não permite constatar, com boa margem de
acerto, quanto o aluno adquiriu em termos de conhecimento.
11. PROVA ORAL
Situação em que os alunos, expõem individualmente seus pontos de vista sobre
pontos do conteúdo ou resolvem problemas em contato direto com o professor.
Bastante útil para desenvolver a oralidade e a habilidade de argumentação.
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