Primeiras ideias:
O carnaval de rua, embalado por
marchinhas antigas ou criadas pelos compositores dos blocos, fica mais animado
com a presença dos bonecões. Os bonecos de rua são herança dos imigrantes
portugueses que já realizavam festas religiosas com os bonecões na Europa,
desde o Renascimento. No Brasil, as cidades de Olinda/PE, Salvador/BA, São Luís
do Paraitinga/SP, São João Nepomuceno/MG, entre outras, apresentam seus
tradicionais bonecos gigantes durante o Carnaval e nas festas religiosas. Com
variações regionais, os bonecões de mais de três metros de altura sempre
desfilam acompanhados dos cabeções − fantasias com cabeças grandes e
desproporcionais − ambos escoltados por bandas de Carnaval e instrumentos de
percussão. Confeccionados pelos próprios foliões, com massa de jornal (papel
machê), cola, tintas, papéis e tecidos coloridos e uma estrutura de
sustentação, os bonecões ganham, por meio da imaginação popular, vida como
personagens ilustres da cidade e da cultura local. Assim, o alegre cortejo de
bonecões é seguido de perto pelos foliões. Pergunte aos alunos se já
participaram de um cortejo com os bonecões e o que conhecem sobre o Carnaval no
Brasil. Anote as respostas para utilizá-las em momento oportuno. Durante a
conversa, valorize as manifestações regionais mais frequentes em sua cidade. Se
possível, faça a audição de ritmos distintos e apresente imagens variadas
dessas manifestações populares.
Refletindo sobre valores:
Enquanto manifestação cultural, o
Carnaval carrega em si muito da nossa história. Para além dos clichês
valorizados pela mídia, a festa revela nossa multiplicidade étnica, religiosa e
social. Transmitida às novas gerações, tanto pela tradição oral, quanto no
engajado trabalho em equipe entre pessoas mais experientes e as que desejam
aprender, possibilitam a construção de parcerias para celebrar – com formas,
texturas, cores, movimento e ritmo, a diversidade cultural que nos une. Educar
para a sensibilidade ética e estética envolvidas nessa manifestação cultural,
assim como em tantas outras, é papel da escola. Professor(a), encaminhe as
reflexões para a valorização das atitudes de respeito e preservação da cultura
brasileira.
Atividade coletiva:
Que tal colocar o “bloco na rua”?
Pesquise em jornais, revistas e na internet, imagens e trechos de filmes do
desfile dos bonecos gigantes no Carnaval de diferentes cidades. Selecione
alguns para apresentar na sala de aula, explorando detalhes de caracterização
dos personagens e os comentários dos alunos sobre o cortejo. Verifique se esta
manifestação popular é presente na sua cidade. Em caso afirmativo, faça contato
com o grupo e convide-o para visitar a escola.
Consulte seus alunos para
identificar quais personagens podem ser retratados e/ou homenageados como
“cabeção”. Dependendo da faixa etária, a produção do cabeção pode ser feita em
pequenos grupos, em que cada aluno faz o seu ou todos realizam juntos uma peça
única. Prepare com eles o esboço do personagem.
Separe o material, organize a
sala e distribua as tarefas no grupo, supervisionando a elaboração das peças.
Incentive a originalidade das soluções e o trabalho em equipe. Você vai precisar de saco de
papel pardo ou caixa de papelão leve para sobrepor à cabeça com folga; papéis
coloridos, tinta guache, pincéis, tesoura, cola etc. para caracterizar os
cabeções; retalhos de tecido de chita ou outro bem colorido para as roupas ou
adereços e instrumentos musicais de percussão prontos ou inventados pelos
alunos.
Organize o local e o horário do
cortejo na escola e, se possível, convide as famílias e leve a festa para as
ruas do entorno da escola. Cuide com atenção da trilha sonora, resgatando as
marchinhas dos antigos Carnavais, como por exemplo: A jardineira, Alalaô,
Aurora, Cidade Maravilhosa, Me dá um dinheiro aí, Ô Abre alas, entre outras.
Convide os alunos para tocar a
percussão. Vale a pena realizar um ensaio antes. Distribua as máscaras e os
outros adereços aos alunos. Aproveite esta oportunidade para fazer uma
integração com outras turmas e disciplinas, com as famílias e com as crianças
neste cortejo saudável de foliões!
Sistematizando:
Questione os alunos quanto às
ideias iniciais sobre manifestação cultural, recorrendo às primeiras anotações
da turma. Em seguida, incentive os comentários do que aprenderam sobre a experiência
de organizar, preparar e vivenciar uma festa coletiva com bonecões. Encaminhe
as reflexões para a valorização das atitudes de respeito e compreensão da
cultura como expressão de um povo, bem como, a possibilidade concreta de
vivenciar momentos de alegria coletiva e saudável.
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