sábado, 26 de janeiro de 2013

O QUE É?


Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
É a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.
Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.
São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Santo Padre sugere um tema.
Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.
Em sua última edição, na Espanha, reuniu mais de um milhão e meio de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo.
Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.

Jornadas Mundiais da Juventude

·         1986 - Roma, Itália
·         1987 - Buenos Aires, Argentina
·         1989 - Santiago de Compostela, Espanha
·         1991 - Częstochowa, Polônia
·         1993 - Denver, Estados Unidos
·         1995 - Manila, Filipinas
·         1997 - Paris, França
·         2000 - Roma, Itália
·         2002 - Toronto, Canadá
·         2005 - Colónia, Alemanha
·         2008 - Sydney, Austrália
·         2011 - Madrid, Espanha
·         2013 - Rio de Janeiro, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário