Objetivos
O
aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar,
questionar. Deve também ser capaz de associar o crescimento urbano e econômico
ao aumento do consumo e ao impacto socioambiental causado pela produção do
lixo.
1)
Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;
2)
Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia a dia;
3)
Aprender importância da destinação correta do lixo;
4)
Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais, regionais e nacionais;
5)
Perceber que a visão de desenvolvimento econômico leva a exaustão dos recursos
e a produção de lixo;
6)
Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo,
mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;
7)
Desenvolver a capacidade crítica e auto avaliar suas ações.
Estratégia
1)
Pesquisar a produção do lixo e as suas principais destinações, destacando a
reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;
2)
Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas:
local (aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano, o chorume e
a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;
3)
Pesquisar as maiores produções de lixo per capta no mundo e associar com o nível
de desenvolvimento econômico e social e capacidade de consumo;
4)
Fazer um relatório acerca do lixo que será produzido a partir da observação em
um supermercado. Por exemplo, um produto é embalado em um saco plástico, que
por sua vez está em uma caixa pequena de papel e as várias caixas pequenas
chegam em uma grande caixa de papelão (grande produção de descartáveis - lixo).
No
setor de frutas e hortaliças perguntar aos responsáveis o quanto é retirado por
dia de frutas estragadas, qual é o desperdício? Fazer o mesmo em casa. É
interessante dividir em uma tabela:
§ Matéria orgânica.
§ Papel e papelão.
§ Metais.
§ Plásticos.
§ Outros materiais
recicláveis.
Caso
ache conveniente evite tornar público os dados individuais do lixo doméstico
(alguns pais podem não gostar, considerando que a sua privacidade pode estar
sendo exposta);
5)
Pesquisar quanto uma empresa de reciclagem paga pela tonelada do papelão, ou do
alumínio, do vidro, etc. e somar quanto dinheiro se perde por não se reciclar
individual e coletivamente;
6)
Procurar saber quanto a prefeitura gasta para coletar o lixo e o que poderia
ser melhorado na cidade com este dinheiro;
7)
Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas
com projetos sociais de reciclagem (cooperativas).
Conclusão
da atividade
1)
Expor, em mural, fotos e embalagens mais significativas no contexto do projeto.
2)
Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, das empresas e do Estado
quanto à produção e destinação do lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário