"Qualquer
suporte de difusão de informação que constitua simultaneamente um meio de
expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo".
Assim definida pelo Dicionário de Português (DP), a mídia é um importante meio
de propagação de notícias e comunicação em massa. Considerada o quarto poder
vigente no Brasil – e em quase todo o mundo – ela faz muito mais que isso:
influencia, determina tendências, age como uma verdadeira "força
social" (DURKHEIM), direcionando os cidadãos de acordo com sua vontade.
Não se pode
negar a importância da mídia na modernidade e a prova da evolução humana que
ela representa, fazendo o mundo se interligar através de um simples
"click", onde notícias podem chegar mais rápido ao estrangeiro do que
a quem está ao seu lado (o que pode ser exemplificado no caso da "chacina
da candelária", em que o presidente norte-americano ate então, George W.
Bush, recebeu a notícia antes mesmo de FHC, representante máximo do governo
brasileiro em vigor na época). Porém, como em qualquer outro investimento, é o
lucro que a mantém ou, no vocabulário midiático, a audiência. E neste aspecto é
onde seus maiores defeitos são expostos.
Como já
disse Juremir Machado da Silva (em "A miséria do jornalismo brasileiro",
p. 23), na era da informação, a maioria da população brasileira continua
desinformada e manipulada. Se a finalidade inicial da mídia era informar, hoje
é entreter, divertir, abdicar do conteúdo e procurar distrair o público com
programas que julga agradá-lo.
Na seleção
do que agrada ao público, surge mais um vilão da informação relevante e do
conhecimento: os fait divers, que buscam o conteúdo leve, fácil e
claro e pouco ou nada acrescentam ao intelectual do interlocutor.
Qual o papel
da mídia na sociedade de hoje? Até que ponto os indivíduos receptores são
responsáveis pela sua atual mediocridade? O conteúdo e a forma perderam espaço
para a visibilidade. Na sociedade onde "o meio é a mensagem"
(McLuhan), poucos se dão conta de que a mídia usa seu público para autopromoção
e, cada vez mais, esquece seu primeiro, principal e mais belo objetivo de
informar e propagar conhecimentos.
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