quinta-feira, 2 de julho de 2015

TRABALHANDO RIO LARGO: 100 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA NA ESCOLA

Da Educação Infantil ao 9.º Ano
De 02 de março a 31 de julho

OBJETIVO:

Ø Conhecer a origem do município de Rio Largo;
Ø Identificar as personalidades ilustres importantes da formação do nosso município;
Ø Reconhecer quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade;
Ø Caracterizar os aspectos geográficos, socioeconômicos e culturais de Rio Largo;
Ø Identificar os aspectos físicos e naturais do nosso município.

FORMULAÇÃO DOS PROBLEMAS:

Colocar em discussão algumas perguntas como:
ü Quando o seu município foi criado?
ü Ele era distrito de algum outro município? Qual?
ü Existem ruas, avenidas, praças ou monumentos que lembrem a história da formação do seu município?
ü Quando e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
ü Qual a origem do nome do município?
ü Quais os ilustres que fizeram a história do nosso município?
ü Quais os símbolos do município?
ü Quem foram os nossos prefeitos e qual a atual?
ü Como o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
ü Qual o tipo do nosso relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
ü Qual a população atual do nosso município?
ü Quais os aspectos econômicos do nosso município?
ü Como é a saúde e a educação de Rio Largo?
ü Quais os tipos dos meios de transportes da nossa cidade?
ü Quais as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
ü Quais as principais secretarias e quais os objetivos de cada uma delas?
ü Qual a importância do rio Mundaú para o nosso município?
ü Como era Rio Largo antes e agora?

PESQUISA
v Prefeitos que passaram pela administração de Rio Largo;
v Nomes de vereadores da atual administração;
v Principais secretarias e seus representantes;
v A educação em Rio Largo;
v A saúde da população de Rio Largo;
v A ação social e seus benefícios;
v Questões ambientais da cidade;
v O rio mundaú?
v Rio Largo = Antigo e Hoje

EXECUÇÃO
*    Leitura e questionamento do TEXTO: Rio Largo – 100 anos de emancipação política;
*    Atividade de compreensão – TEMA: Rio Largo – O que temos e o que queremos;
*    Atividade com desenhos – Os símbolos de Rio Largo;
*    Atividade com mapa: Brasil – Alagoas – Rio Largo;
*    Produção de texto: Rio Largo – Minha cidade;
*    Confecção de história em quadrinhos: Rio Largo – Onde eu moro, onde eu vivo.

INTERDISCIPLINARIDADE
     I.        PORTUGUÊS: Interpretação da letra do hino de rio Largo, ampliação do vocabulário, produção de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha, dramatização, com o tema RIO LARGO.
    II.        INGLÊS: Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do Texto: Rio Largo – 100 anos de emancipação política.
   III.        MATEMÁTICA: Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do município.
 IV.        CIÊNCIAS: A importância do rio Mundaú, saneamento básico do município, índices de doenças no município. (Dengue etc.)
  V.        GEOGRAFIA: Confeccionar o mapa de RIO LARGO, Identificar as paisagens naturais do município e suas atividades econômicas.
 VI.        HISTÓRIA: Conhecer a história das personalidades ilustres que fizeram a história do município. 
VII.        ARTES: Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens de Rio Largo.
VIII.        EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Visitar as usinas de açúcar, o rio Mundaú e seus afluentes e os principais pontos naturais da cidade.

SOCIALIZAÇÃO


Realizar apresentação e exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para toda comunidade escolar.

Um comentário:

  1. PARABÉNS RIO LARGO, PELOS 100 ANOS DE EMANICIKPAÇÃO POLÍTICA.

    ME ORGULHO DE TER NASCIDO NESSA CIDADE, SINTO NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE PERMANECER RESIDINDO NA MINHA CIDADE NATAL.
    ME ORGULHA TAMBÉM TER PARTICIPADO DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DESSA MARAVILHOSA CIDADE, DESFILANDO PELO GINÁSIO MUNICIAPL JUDITH PAIVA.
    .

    ResponderExcluir