Da Educação Infantil ao 9.º Ano
De 02 de março a 31 de julho
OBJETIVO:
Ø Conhecer a origem do município de Rio
Largo;
Ø Identificar as personalidades ilustres importantes
da formação do nosso município;
Ø Reconhecer quando e como Rio Largo
recebeu a categoria de cidade;
Ø Caracterizar os aspectos geográficos,
socioeconômicos e culturais de Rio Largo;
Ø Identificar os aspectos físicos e
naturais do nosso município.
FORMULAÇÃO
DOS PROBLEMAS:
Colocar em discussão algumas perguntas como:
ü Quando
o seu município foi criado?
ü Ele
era distrito de algum outro município? Qual?
ü Existem
ruas, avenidas, praças ou monumentos que lembrem a história da formação do seu
município?
ü Quando
e como Rio Largo recebeu a categoria de cidade?
ü Qual
a origem do nome do município?
ü Quais
os ilustres que fizeram a história do nosso município?
ü Quais
os símbolos do município?
ü Quem
foram os nossos prefeitos e qual a atual?
ü Como
o nosso município está localizado em relação Região/Estado?
ü Qual
o tipo do nosso relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia?
ü Qual
a população atual do nosso município?
ü Quais
os aspectos econômicos do nosso município?
ü Como
é a saúde e a educação de Rio Largo?
ü Quais
os tipos dos meios de transportes da nossa cidade?
ü Quais
as datas comemorativas mais importantes de Rio Largo?
ü Quais
as principais secretarias e quais os objetivos de cada uma delas?
ü Qual
a importância do rio Mundaú para o nosso município?
ü Como
era Rio Largo antes e agora?
PESQUISA
v Prefeitos
que passaram pela administração de Rio Largo;
v Nomes
de vereadores da atual administração;
v Principais
secretarias e seus representantes;
v A
educação em Rio Largo;
v A
saúde da população de Rio Largo;
v A
ação social e seus benefícios;
v Questões
ambientais da cidade;
v O
rio mundaú?
v Rio
Largo = Antigo e Hoje
EXECUÇÃO
Leitura
e questionamento do TEXTO: Rio Largo – 100 anos de emancipação política;
Atividade
de compreensão – TEMA: Rio Largo – O que temos e o que queremos;
Atividade
com desenhos – Os símbolos de Rio Largo;
Atividade
com mapa: Brasil – Alagoas – Rio Largo;
Produção
de texto: Rio Largo – Minha cidade;
Confecção
de história em quadrinhos: Rio Largo – Onde eu moro, onde eu vivo.
INTERDISCIPLINARIDADE
I.
PORTUGUÊS:
Interpretação da letra do hino de rio Largo, ampliação do vocabulário, produção
de texto, poema, acróstico, musica, parodia, caça palavras, cruzadinha,
dramatização, com o tema RIO LARGO.
II.
INGLÊS:
Confeccionar um dicionário ilustrado com palavras do Texto: Rio Largo – 100
anos de emancipação política.
III.
MATEMÁTICA:
Elaborar tabelas e gráficos referentes à população antes e agora, dados
numéricos sobre: saúde, educação, assistência social do município.
IV.
CIÊNCIAS:
A importância do rio Mundaú, saneamento básico do município, índices de doenças
no município. (Dengue etc.)
V.
GEOGRAFIA:
Confeccionar o mapa de RIO LARGO, Identificar as paisagens naturais do
município e suas atividades econômicas.
VI.
HISTÓRIA:
Conhecer a história das personalidades ilustres que fizeram a história do
município.
VII.
ARTES:
Confeccionar cartazes e murais dos símbolos e paisagens de Rio Largo.
VIII.
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: Visitar as usinas de açúcar, o rio Mundaú e seus
afluentes e os principais pontos naturais da cidade.
SOCIALIZAÇÃO
Realizar apresentação e exposição de todos os
trabalhos feitos pelos alunos e acompanhados pelos professores envolvidos, para
toda comunidade escolar.
PARABÉNS RIO LARGO, PELOS 100 ANOS DE EMANICIKPAÇÃO POLÍTICA.
ResponderExcluirME ORGULHO DE TER NASCIDO NESSA CIDADE, SINTO NÃO TER TIDO OPORTUNIDADE DE PERMANECER RESIDINDO NA MINHA CIDADE NATAL.
ME ORGULHA TAMBÉM TER PARTICIPADO DAS COMEMORAÇÕES DO CINQUENTENÁRIO DESSA MARAVILHOSA CIDADE, DESFILANDO PELO GINÁSIO MUNICIAPL JUDITH PAIVA.
.