ONTEM, HOJE E
AMANHÃ
O ensino vem sofrendo modificações em todos os aspectos, a
todo instante. Seu currículo deve adaptar-se à realidade vivida e, muitas
vezes, um professor deve empenhar-se em tornar sua matéria um pouco mais
independente, a fim de alcançar certos objetivos (na maioria dos
casos, preparar o aluno para o vestibular ou algo parecido).
A interação do indivíduo com a tecnologia tem transformado
profundamente o mundo e o próprio indivíduo (SANCHO,1998,30). De fato, ao
analisarmos as formas educacionais de alguns anos atrás, vê-se que alguns
tópicos são bem diferentes. A educação segue uma evolução que vem desde a época
das palmatórias até os dias de hoje, onde encontramos um
ensino vinculado a programas de computador e meios eletrônicos.
Existe uma grande mudança de hábitos.
A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO
Tempos atrás, a educação era extremamente
dependente dos livros. Acredito que esta dependência continuará a
existir, porém, sabe-se que os meios de pesquisa estão cada vez mais
amplos, graças ao auxílio de equipamentos eletrônicos e informatizados.
Os meios de comunicação libertaram as pessoas de um mundo que
se limitava, até então, a apenas ver ou ouvir. Atualmente, permitem que
tenhamos acesso a fontes de pesquisa internacionais dentro
de nossas próprias casas, auxiliando aqueles que tinham
dificuldades para adquirir vários livros, por exemplo.
Logicamente, a internet não substitui a maneira tradicional de
pesquisa. Através dos livros, a busca por determinado conteúdo
requer certos conhecimentos sobre técnicas de pesquisa, leitura, resumo, etc.
Além disso, o método é mais apurado. Hoje em dia, é
possível encontrar na internet trabalhos prontos que, de fato, não forçam
o aluno sequer à leitura do mesmo, quem dirá à análise
detalhada.
A inovação digital possibilitou a ascensão não apenas das
fontes de pesquisa, mas também das ferramentas que auxiliam no
ensino-aprendizado. Através de softwares, por exemplo, muitas vezes
torna-se possível fazer com que o aluno entenda
melhor determinado assunto, de maneira menos complicada. Porém, é
importante que os professores não se disfarçam do tradicional quadro-negro,
pois certos ensinamentos necessitam dele. Os
softwares servem para auxiliar a fixação dos conteúdos, a editoração
de gráficos e desenhos geométricos. É bom ressaltar que, ao
falarmos sobre tecnologia, não somente estamos tratando de
informática, mas também sobre equipamentos audiovisuais, como
projetores, vídeos etc.
A evolução que estamos presenciando faz com que as
pessoas criem uma cultura tecnológica. Podemos notar que a tecnologia gera
novos avanços ou instrumentos não para dar respostas às necessidades das
pessoas, mas o processo costuma ser inverso (SANCHO,1998,238), ou
seja, temos que dominar esses conhecimentos, justamente para sermos
capazes de responder aos sistemas tecnológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário