quinta-feira, 31 de março de 2011

DISCUTINDO SOBRE O LIXO NA SALA DE AULA

a) Formação de um grande grupo em círculo; 

b) Exposição de lixo seco no meio do grande grupo (o lixo deverá ter materiais que se sub-agrupem e que contenham o mesmo número que os participantes, por exemplo: 5 tampas plásticas, 5 garrafas PET, 5 caixas de suco longa vida, 5 potes de vidro, 5 copos descartáveis).

c) A sala já deverá estar previamente preparada como descrito anteriormente;

d) Inicia-se a aula com um texto reflexivo sobre lixo, de escolha do/a professor/a, podendo ser uma notícia, artigo ou história sobre o assunto “Lixo”. Podemos fazer uso de uma boa música para o fundo da leitura.

e) Propor a observação do lixo que está à frente, no centro do grupo;

f) Cada participante é convidado a escolher um dos elementos do lixo;

g) Distribuição em grupos de acordo com o lixo escolhido – o grupo das tampinhas, o grupo das garrafas, etc...

h) Levantar as seguintes questões para análise em grupo:
- Tempo de decomposição;
- Impacto causado pela produção da embalagem;
- Análise do rótulo da embalagem;
- Qual o slogan do produto e apelo publicitário;
- Qual seria a opção para a reutilização do material.

i) Apresentação das análises ao grande grupo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

PARA REFLETIR

O Valor das Pequenas Coisas

Aprenda a escutar a voz das coisas, dos fatos, e verás como tudo fala, como tudo se comunica contigo.
Em cada indelicadeza, assassino um pouco aqueles que me amam.
Em cada desatenção, não sou nem educado e nem cristão.
Em cada olhar de desprezo, alguém termina magoado.
Em cada gesto de impaciência, dou uma bofetada invisível nos que convivem comigo.
Em cada perdão que eu negue, vai um pedaço do meu egoísmo.
Em cada ressentimento, revelo meu amor-próprio ferido.
Em cada palavra áspera que digo, perdi alguns pontos no céu.
Em cada omissão que pratico, rasgo uma folha do evangelho.
Em cada esmola que eu nego, um pobre se afasta mais triste.
Em cada oração que não faço, eu peco.
Em cada juízo maldoso, meu lado mesquinho se aflora.
Em cada fofoca que faço, peco contra o silêncio.
Em cada pranto que enxugo, torno alguém mais feliz!
Em cada ato de fé, eu canto um hino à vida.
Em cada sorriso que espalho, planto alguma esperança.
Em cada espinho, que finco, machuco algum coração.
Em cada espinho que arranco, alguém beijará minha mão.
Em cada rosa que oferto, os anjos dizem: Amém!
Somos todos, anjos com uma asa só.
E só podemos voar quando abraçados uns aos outros.

quinta-feira, 24 de março de 2011

COMO TRABALHAR LITERATURA DE CORDEL EM HISTÓRIA

 

O Nordeste do Brasil é terra de cantadores, repentistas, poetas de cordel, contadores de histórias – grandes narradores que formaram um rico fabulário de contos, poemas, histórias de vida comum a todos, histórias de heróis e histórias de trabalho. Mas o grande narrador local da vida nordestina é o poeta de cordel, que desde o fim do século XIX percorria o sertão de feira em feira, de mercado em mercado, cantando seus versos e vendendo seus folhetos.
Impressos em papel pardo, medindo cerca de 12x18 centímetros, com 8, 16 ou 32 páginas e ilustrados com xilogravuras, os folhetos servem de suporte material para a chamada “literatura popular em verso” encontrada no Nordeste brasileiro e também conhecida por “literatura de cordel”, por ficarem expostos à venda pendurados em barbantes ou cordas, presos com pregadores de roupa. Este tipo de literatura ocupa um espaço de criação que deve ser percebido em seus vários níveis: o simbólico, o artístico, o lingüístico, o social, o político, o econômico e, especialmente, o histórico. Desde que surgiu no Nordeste do Brasil, em meados do século XIX, independente do sistema literário institucionalizado, vem testemunhando fatos históricos e revelando a preocupação dos poetas, leitores e ouvintes com o mundo ao seu redor.           
A literatura de cordel foi muitas vezes acusada de reproduzir valores tradicionais e conservadores, tendendo a assimilar o discurso das instituições oficiais, sendo incapaz de gerar ou criar seus próprios significados simbólicos. Mas uma leitura mais cuidadosa da poesia de cordel revela uma grande quantidade de personagens estradeiros, astutos, trapaceiros – verdadeiros anti-heróis que sobrevivem de expedientes e artimanhas, que lhes valem como alternativa para escapar do sistema opressor e que reviram o mundo com humor. São personagens famosos como João Grilo, Pedro Malasartes, João Leso e Cancão de Fogo.      
Inúmeros são os eventos do século XX contidos nos folhetos que relatam o cotidiano da nossa História e nos quais são dadas representações diversas das contidas nos livros didáticos. Estes folhetos, além de relatarem fatos sociais, políticos, econômicos, como inundações, secas, casamentos, vitórias eleitorais, adoção de novas leis, vida e morte de políticos, servem também para suprir a escassa circulação de jornais no sertão. Ao mesmo tempo em que representam uma forma de literatura, informam sobre os acontecimentos da época. Neste sentido, o folheto de cordel se transforma numa rica fonte de pesquisa para a História, a Sociologia, a Antropologia e a Literatura.


Caminhos para o estudo da História por meio do cordel
Para trabalhar o cordel em sala de aula, deve-se escolher um tema que seja relacionado à matéria. A partir daí, algumas questões ajudam a conduzir a investigação desse documento:
* Como é tratado esse tema? Quais os pontos que se aproximam e quais os pontos que se distanciam da versão do livro didático?
* Apresentação do autor: como um narrador, uma testemunha ou uma personagem da história? É possível identificar a origem regional e social do autor?
* Apresentação da narrativa: como forma de uma reportagem, um ensinamento, um aconselhamento, um protesto ou uma contestação?
* Personagens principais e secundários: são heróis positivos, heróis negativos, heróis ambivalentes, ou são feitas caricaturas desses heróis? Como são as relações entre essas personagens?
* Que valores são passados, pelo autor, através do texto: uma visão maniqueísta, uma preocupação com a moral, uma justificativa, uma aplicação da justiça?
* Quais são os recursos usados pelo autor: uma peleja, um diálogo com o céu ou com o inferno, ou apenas uma narrativa de acontecimentos?
* Como é escrito o poema: ele traz regionalismos, gírias, ditos populares, crenças e superstições?

quarta-feira, 16 de março de 2011

ATIVIDADE


JOGO DAS PERSONALIDADES

(1) George Walker Bush

(2) Osama Bin Laden

(3) Luiz Inácio Lula da Silva

(4) Edson Arantes do Nascimento

(5 )Ayrton Senna da Silva

(6) Senor Abravanel

(7) John Winston Lennon


(   )Jogador    de    futebol       mineiro. Considerado   o    melhor   futebolista do mundo, é o único a participar da conquista de três Copas mundiais. nasce (23/10/1940) em Três   Corações,  filho de pai futebolista.

(     )Terrorista saudita, líder do grupo Al-Quaeda; responsabilizado, entre outras ações, pelos ataques aos Estados Unidos em 11 de setembro. Nasce na Arábia Saudita, em 1957, numa das mais ricas família do país.

(   )Líder   político  e    sindical pernambucano, presidente da república eleito em 2002.  nasce (27/10/1945) em Garanhuns. Em 1952, para escapar da miséria do sertão pernambucano, muda-se com a família para Santos  (SP)

(   )Piloto paulista. Um dos mais notáveis automobilistas de sua geração, tricampeão mundial da categoria Fórmula 1. (21/3/1960 - 1º/5/1994) nasce na cidade de São Paulo em uma família de classe média.

(    )Músico, compositor, cantor, ex-integrante do grupo inglês The Beatles.  (9/10/1940-8/12/1980) nasce em Liverpool, na Inglaterra, e só conhece o pai aos 5 anos – Fred Lennon estava em campanha na II Guerra Mundial.

(   )Apresentador de TV e empresário fluminense. Um dos maiores comunicadores do país, é proprietário do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Nasce (12/12/1930-) na cidade do Rio de Janeiro.

(     )Político norte-americano, presidente em exercício dos Estados Unidos desde 2001.  Nasce em 6/7/1946 em Midland, no Texas, no seio de uma família de tradição republicana.

segunda-feira, 14 de março de 2011

ATIVIDADE COM TEXTO

Leia a manchete e depois responda o que se pede:

A MADEIRA INTELIGENTE DA AMAZÔNIA

         A floresta Amazônica – a maior área verde do planeta – esta ameaçada de destruição. Para evitar que ela e outras florestas brasileiras sejam desmatadas totalmente, algumas empresas brasileiras estão vendendo desde julho de 2000 móveis e objetos produzidos com madeira inteligentes.
         Esta madeira é certificada dentro das regras mundiais que garantem a preservação das florestas. Atualmente, 44 empresas compram a madeira inteligente.

REGRAS PARA CUIDAR BEM DE FLORESTAS
#;       Obedecer as leis florestais do pais.
#;       Garantir que vai permanecer na terra por um longo período.
#;       Respeitar o direito dos povos indígenas sobre as terras.
#;       Manter uma boa relação com a comunidade local.
#;       Usar tudo que for produzido pela floresta.
#;       Conservar os rios, o solo e a paisagem da floresta.
Revista Disney Explora, São Paulo – agosto de 2000

I – COMPREENSÃO DO TEXTO:
a)     Qual é o tipo deste texto? ⊡ informativo
               ⊡ biográfico

b)    De onde foi retirado este texto?
c)     Qual o principal objetivo desta medida?
d)    Qual a principal mensagem do texto?
e)     Escolha e faça um comentário de uma das regras de como cuidar bem de florestas?

sábado, 12 de março de 2011

22 DE MARÇO

     Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
     Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
     Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
     Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.
     Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.

Declaração Universal dos Direitos da Água

 

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos da Água, ela é seiva do nosso planeta e condição essencial da vida na terra. Confira os artigos:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra

A água e nosso futuro

 

      De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora.
     Antes que esse dia chegue, imagine só como ficarão as pessoas que, no presente, já carecem de água. É o caso de cerca de 200 milhões de pessoas na África hoje e que, no futuro, podem chegar a 230 milhões sofrendo com a escassez de água.
     O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados à má administração de recursos do que propriamente da escassez natural. Isto quer dizer que o futuro pode ser um pouquinho melhor, se soubermos utilizar a água e criarmos soluções para situações críticas.
     No caso das regiões semi-áridas brasileiras, por exemplo, isto fica bem claro: a região tem um índice pluviométrico (quantidade de chuva) bem alto - mais alto até do que de muitas outras regiões. O problema é a irregularidade dessas chuvas, os chamados períodos de "seca". Adaptando-se a essa realidade, é possível manejar o problema da água na região e a vida de muitas pessoas melhoraria! É possível um futuro melhor para a população.

Dicas para usar, sem desperdiçar!

  • Escovando os dentes: com a torneira fechada, claro! Você só precisa abrir na hora certa, quando vai enxaguar a boca. Assim, você deixa de desperdiçar até 80 litros de água.
  • Na hora de lavar a louça, atenção: não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa e aproveite para enxaguar toda a louça de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E, já que não custa lembrar, utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente.
  • Quando for lavar o automóvel, use um balde! Pode não parecer, mas enquanto um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40. Viu só a diferença? Os maiores desperdícios a gente nem nota...
  • Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Principalmente para quem aproveita para pôr as fofocas em dia enquanto molha o passeio... Por isso, na hora de lavar a calçada, também é melhor usar um balde, evitando-se um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho). Mas o melhor mesmo é usar uma vassoura, que dispensa água!
  • Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros

PLANETA ÁGUA

 Guilherme Arantes

 

Água que nasce na fonte serena do mundo
 E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
 Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
 Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é  misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas   na inundação
  Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam  o chão
 E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água (2x)
 Terra, planeta água

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2011

O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.

A figura do rio com a água escurecida e suja representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.

Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde em meio à devastação ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. Sendo, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22). 

Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' – a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

sexta-feira, 11 de março de 2011

PARA COMPREENDER MELHOR

A Líbia é um país africano localizado no norte do continente, seu território limita-se ao norte com o Mar Mediterrâneo e a Tunísia; a oeste, com a Argélia; ao sul, com Níger e Chade; e leste, com o Sudão e o Egito. Geograficamente se encontra no hemisfério norte oriental, possui uma população de aproximadamente 6,4 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 1.759.540 km², cuja capital é a cidade de Trípoli.

Nas áreas próximas ao Mar Mediterrâneo o clima é mediterrânico, já no centro do país o deserto do Saara produz outra característica climática, marcada pelo calor e pela escassez de água, uma vez que na Líbia não existe nenhum rio que corre o ano inteiro (são temporários), além disso, há uma grande incidência de tempestades de
areia. Seu subsolo abriga riquezas minerais, as principais são as jazidas de petróleo, gás natural e gesso.

A economia do país é dirigida pelos princípios socialistas, ou seja, economia planificada. A base econômica advém da extração e exportação do petróleo, sendo esse produto o responsável por compor grande parte do PIB (Produto Interno Bruto). Com um número de habitantes modesto, o país apresenta uma das melhores rendas per capita do continente africano, entretanto, isso não reflete em
qualidade de vida para toda população, tendo em vista que as classes menos favorecidas geralmente não têm acesso aos alimentos, fato proveniente de restrições nas importações.
Crise na Líbia: rebelião ou guerra civil?
Na Líbia, o coronel Muamar Khadafi prometeu "lutar até a última bala".
Os rebeldes, que agora sentiram o gosto da liberdade, estão igualmente determinados - ainda que drasticamente menos bem armados.
"Acho que vai ser uma batalha longa", diz o professo George Joffe, especialista em Líbia do Centro de Estudos Internacionais em Cambridge. "E não vai ser bonita", vaticina ele.
Até o momento, a Líbia é uma terra dividida. Uma rachadura corre através do país, entre a metade oeste da Líbia, controlada em grande parte por Khadafi, e a parte leste, que se revoltou em primeiro lugar contra ele, no mês passado.
A linha de frente da batalha no leste muda aqui e acolá ao longo da estrada costeira que corre pelo país - grande e rico em petróleo. Mas, em grande parte, a linha de frente se encaixa em uma divisão que tem raízes na História líbia.
Divisões históricas
A bandeira que agora tremula no leste - e em áreas do oeste sob controle da oposição - é a da monarquia. O rei Idris, que foi derrubado por Khadafi em 1969, vem da região leste da Cirenaica. Nos tempos romanos, a Líbia estava dividia entre a Cirenaica, no leste, Tripolitânia, no oeste, assim como por Fezzan, no Sul.
O povo originalmente nômade da Cirenaica tem uma história de rebeliões. E as políticas implementadas por Khadafi fomentaram seu ressentimento.
"Khadafi conseguiu antagonizar com o povo da Cirenaica ao negligenciar a região", diz Joffe.
Mas, a longo prazo, segundo o professor, a Líbia não deve permanecer dividida. "Todos agora se sentem líbios", diz ele. "Os líbios não querem um país dividido e Khadafi não vai tolerar isso. Acho que, no fim, vai haver um golpe interno contra ele".
Por enquanto, Khadafi luta com todas as forças contra os rebeldes. Mas Richard Dowden, autor e diretor da Royal African Society, não acredita que o conflito na Líbia se encaixe no padrão de outras guerras civis africanas.
"A idéia de uma guerra civil prolongada como a que existe no Congo parece improvável, por conta do território do país", diz ele. "A Líbia é (feita de) áreas urbanas e deserto, não há onde se esconder. Então é uma equação simples. Quanto poder de fogo você tem?"
Ou o quanto você está preparado para usar? Khadafi não mobilizou todo poder de suas forças armadas. Mas o ataque a Zawiya, a oeste de Trípoli, marca uma escalada significativa de seu contra-ataque. No leste, ele também vai querer garantir que a cidade portuária petrolífera de Ras Lanuf esteja firmemente sob controle do governo.
"O petróleo é chave, porque gera todas as divisas que a Líbia tem", diz Joffe.
"Ras Lanuf é um dos principais pontos de carregamento, então controla quem tem o dinheiro do petróleo. Mas acho que o regime tem recursos suficientes para se manter por alguns meses".
À medida que a comunidade internacional tenta resolver sobre como responder à crise, Joffe alerta que "não há boas opções" para uma intervenção. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

O QUE É

          É a quarta-feira após o último dia do Carnaval. O nome vem do costume dos primeiros cristãos de passarem cinzas sobre a cabeça no primeiro dia da Quaresma, após as folias carnavalescas. Simboliza a fragilidade e a humildade das pessoas (todos vêm do pó e a ele retornarão) e a sua necessidade de Deus.
          Quaresma é o período de quarenta dias, que vai da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Ramos. Para a Igreja Católica, é uma época de penitência e preparação para a Páscoa. Esse período simboliza os quarenta dias em que Jesus passou no deserto, jejuando e rezando, antes de voltar a Jerusalém, quando foi preso e executado. Na Quaresma, os cristãos costumam fazer orações e sacrifícios em solidariedade ao sofrimento de Jesus Cristo.

quinta-feira, 10 de março de 2011

ATIVIDADE SOBRE:

PRODUÇÃO DE TEXTO

  Leia a introdução e a conclusão do texto, veja qual é o sentido do texto.
  Faça agora o desenvolvimento do texto.
  Agora dê um título para este texto.
  O autor é você que está fazendo o texto.



......................................................................................

Autor(a):...........................................

                Você e sua equipe de estudos estão andando por uma floresta tropical fazendo uma pesquisa e, de repente, encontram uma extraterrestre. Levam um susto, mas, quase imediatamente, percebem que ela é amável, gentil e amiga, fala bem a nossa língua e se apresenta docemente:
            _ Óla, o meu nome é ET, e quais os seus nomes?



_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

                Muito obrigada pela grande ajuda que me deram e cuidem bem do seu planeta para que ele possa continuar mantendo as milhares formas de vida que nele vivem.

quinta-feira, 3 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

O tema da Campanha da Fraternidade de 2011 é  “Fraternidade e a Vida no Planeta” que será voltada para o meio ambiente; e o lema é “A Criação Geme Como em Dores de Parto”. Dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, conta-nos que a Campanha da Fraternidade de 2011 reflete a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, desenvolvendo-se durante todo o período de Quaresma.
Hino da Campanha Fraternidade - 2011
L.: Pe. José Antônio de Oliveira
M.: Casimiro Nogueira

1. Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)
Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!
2. A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
3. Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!
4. Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.
5. Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!
6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação!
Oração da Campanha da Fraternidade 2011
Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

 ESTRATÉGIAS

1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

Fonte: Divulgação Site da CNBB

quarta-feira, 2 de março de 2011

É BOM FICAR SABENDO


Dados do Disque 100 indicam que a violência sexual contra crianças e adolescentes no País continua crescendo. O serviço da Secretaria de Direitos Humanos registrou cerca de 145 mil denúncias de abuso infantojuvenil em 2010. Mais de 49 mil destes registros foram de violência sexual, o equivalente a 34% das denúncias recebidas. Em 2009, haviam sido pouco mais de 15 mil casos.

No Carnaval, o alerta é para que a sociedade redobre a atenção e denuncie qualquer tipo de violação. "Violência sexual é crime. Então sempre que tiver conhecimento, tem que denunciar. Sem denúncia, nada acontece, e as redes de proteção não podem ser acionadas”, aponta Joacy Pinheiro, coordenador do Disque 100. 

"Desde 2006, quando o governo começou a  fazer essas campanhas, temos observado um aumento do número de denúncias durante o Carnaval. E há um aumento ainda mais significativo nos meses subsequentes a esse período", acrescenta Carmem de Oliveira, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente