Tem como
objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de
aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.
Não há um modelo
de Avaliação Diagnóstica, cada Professor, conforme sua disciplina e os
pré-requisitos que precisam ser trazidos da série anterior, é quem elabora
atividades que levantem o que o aluno sabe e o que ele ainda não aprendeu.
1) Quando e porquê realizar a Avaliação diagnóstica:
·
Realizada
no início do curso, período letivo ou unidade de ensino;
·
Tem a
intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos
necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens,
caracterização de eventuais problemas de aprendizagem e suas possíveis causas
(cognitivo).
2) Função:
diagnosticar
· Serve
para identificar alunos apáticos, distraídos, desmotivados (comportamentos).
3)
De posse dos resultados da avaliação
diagnóstica será possível o Professor ajudar os alunos das seguintes formas:
·
Estimular
o relacionamento entre os alunos, através de jogos e atividades dinâmicas;
·
Criar
intervenções pedagógicas específicas que auxiliem o aluno a superar
dificuldades;
·
Criar
Rotinas que reforcem o comportamento positivo dos alunos;
·
Realizar
mudanças no ambiente da sala de aula que favoreça o aprendizado;
·
Adotar
novas práticas de ensino que estimulem a participação da turma.
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