quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Tem como objetivo de verificar a presença e a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série anterior.

Não há um modelo de Avaliação Diagnóstica, cada Professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos que precisam ser trazidos da série anterior, é quem elabora atividades que levantem o que o aluno sabe e o que ele ainda não aprendeu.

1)    Quando e porquê realizar a Avaliação diagnóstica:   
·        Realizada no início do curso, período letivo ou unidade de ensino;
·        Tem a intenção de constatar se os alunos apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e habilidades) para novas aprendizagens, caracterização de eventuais problemas de aprendizagem e suas possíveis causas (cognitivo).

2)    Função: diagnosticar
· Serve para identificar alunos apáticos, distraídos, desmotivados (comportamentos).

3)    De posse dos resultados da avaliação diagnóstica será possível o Professor ajudar os alunos das seguintes formas:
·        Estimular o relacionamento entre os alunos, através de jogos e atividades dinâmicas;
·        Criar intervenções pedagógicas específicas que auxiliem o aluno a superar dificuldades;
·        Criar Rotinas que reforcem o comportamento positivo dos alunos;
·        Realizar mudanças no ambiente da sala de aula que favoreça o aprendizado;

·        Adotar novas práticas de ensino que estimulem a participação da turma.

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