O
país imaginário - Normas e Regras para Alunos
Essa dinâmica para o inicio de
ano letivo tem por objetivo levar as alunos a perceberem que
os direitos também são baseados em necessidades. Desenvolve o relacionamento
interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel;
marcadores.
Procedimento: Os professores
dividem as os alunos em grupos de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina que descobriras
um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis nem
regras. Tu e os outros membros do teu grupo serão os pioneiros nesta nova
terra. Não sabes que tipo de estatuto vais ter lá.”
Individualmente, o aluno
escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para todas as
pessoas que vão habitar este país.
Assim, o professor pede para as
pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos
que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao
país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua
lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que surjam
repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos terem
apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos
que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser
totalmente racionalizada?
Poderão direitos semelhantes
estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará
esta lista?
No que o grupo se baseou para
construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos
grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens
podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem boa
imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário