Engana-se quem pensa que ao conquistar
um aluno e efetuar a matrícula, o trabalho acabou. É agora que começa...
Ao iniciarmos mais um ano letivo é hora
de dois grandes momentos na escola: realização do "encontro
pedagógico" e inicio da fidelização dos alunos (novatos e veteranos). O
início das aulas significa, ao mesmo tempo, excitação e medo. Por isso, é
estratégico para a escola iniciar a conquista dos seus alunos nesse dia.
Uma recepção bem planejada, com
atividades interativas que incluem professores, pais e funcionários, é o
pontapé inicial para um ano letivo produtivo.
O primeiro encontro do grupo de
professores para o planejamento do inicio do ano, comumente chamado de
"encontro pedagógico" é fundamental para que esse pontapé inicial se
transforme em gols no decorrer do ano letivo.
Em algumas escolas, esse primeiro
encontro com os professores tem privilegiado um lado administrativo: a Direção
apresenta um balanço das realizações do ano anterior, faz um levantamento dos
pontos positivos e negativos e depois pede que os professores formem grupos
para discutir os pontos levantados. Esse modelo, com reuniões intermináveis,
com pouco ou nenhum proveito, está ultrapassado.
Em outras escolas, esse momento é
utilizado como "capacitação" de conceitos pedagógicos, que não são
frutos de uma análise criteriosa das demandas dos professores e têm assim com
pouca utilidade prática. Nos grupos formados, o assunto em pauta é discutido
por alguns minutos e o restante do tempo é o momento de colocar as
"fofocas" em dia. Esse é um modelo que não tem se mostrado produtivo,
e de pouco interesse para os participantes, sempre com os mesmos assuntos.
O que poderia ser uma ótima ferramenta
para motivar os professores, ser um diferencial competitivo e criar um bom
clima é desperdiçado. Discussões que não levam nenhum lugar. Reuniões que, no
dia seguinte, na maioria das vezes, já caíram no esquecimento. Não é pedido que
os professores apresentem algum resultado mensurável dos assuntos colocados em
pauta.
Não queremos dizer que a apresentação
do balanço do ano anterior e o levantamento dos pontos fortes e fracos ou a
capacitação, sejam dispensáveis ou desnecessários. Estamos afirmando que este
rico momento do inicio do ano pode e deve ser aproveitado para uma efetiva
capacitação nas demandas no novo ano letivo. Sugerimos que este momento seja
organizado em prol do verdadeiro propósito da escola e da organização da
primeira quinzena de aula - já dizia um ditado popular: "a primeira
impressão é a que fica".
Para isto:
- Inicie a reunião com um momento descontraído
onde colegas que estão se reencontrando possam conversar, "jogar
conversa fora", matar saudades. Isso evita que os momentos de
discussão sejam usados para esse fim.
- Releia a Missão, o PPP e o Planejamento
Estratégico da Instituição. Defina objetivos claros, coerentes e precisos:
O que a escola quer para o ano que se inicia? Onde desejamos estar em
dezembro? O que queremos manter, modificar ou eliminar.
- Realize o encontro com a participação dos
funcionários administrativos e pedagógicos. Mas lembre-se que tendo
públicos diferentes é preciso ser mais criativo. Busque temas que
contemplam cada grupo e também os funcionários novatos.
- Apresente os dados do ano anterior de forma
motivadora: Ressalte o que for positivo. Elogie os bons trabalhos
realizados, leia cartas de agradecimento de alunos, pais e ex-alunos. Mostre
o envolvimento da escola com a comunidade, apresente os resultados
obtidos. Proponha a confecção de um cartaz coletivo onde cada
professor/funcionário escreva um fato positivo que lhe ocorreu no ano
anterior. Dessa maneira, todo mundo começará os trabalhos com boas
lembranças, o que aumenta a geração de ideias e a produtividade.
- Estimule sua equipe pedagógica. Diminua o
tempo das palestras e dê algo com que o professor possa trabalhar:
exemplos, casos reais, projetos. Estabeleça metas com datas para apresentação
de resultados. Estabeleça metas para a Instituição, mas encoraje seus
funcionários a criarem metas pessoais.
- Organize com muito zelo os primeiros dias de
aula: O fundamental é que a escola se mostre feliz em receber os alunos e,
já nas primeiras horas de contato, procure estabelecer com eles uma
relação de confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário