Nativos digitais são as pessoas nascidas após o surgimento e utilização
da internet de forma global, enquanto imigrantes digitais são as nascidas em
período anterior, e que procuram uma adaptação ao mundo tecnológico. A
distinção é apontada pelos pesquisadores Bruno Carolina, Jerónimo Francisco e
Pedro Reis, autores do estudo “Fossos geracionais na aprendizagem escolar:
nativos digitais e imigrantes digitais”.
O estudo analisa as alterações
propostas pela tecnologia nos alunos, que obrigam a escola a se adaptar aos
meios tecnológicos e informacionais. “Esta mudança faz com que os professores
tenham de alterar o tradicional ensino”, ressaltam os pesquisadores.
Eles ressaltam ainda que os novos
alunos estimulam os professores a modificar seus métodos de ensino, construindo
objetos pedagógicos na área de tecnologia da informação. Esses conteúdo
aparecem sob a forma de objetos de aprendizagem, não só como uma nova forma de
ensino, mas também como complemento de ensino e uma maneira de incentivar a autoaprendizagem.
“Embora não se saiba ainda se é este o modelo a seguir, pois não há ainda
estudos retrospectivos, o modelo tradicional como o conhecemos tenderá para a extinção”.
Parabéns pelo Ótimo Posto Professor Manoel!
ResponderExcluirGosto sempre de ler seu Blog.
Abraços
Ivete