domingo, 14 de dezembro de 2014

TRABALHANDO COM O TEXTO I

DIÁLOGO DA IGREJA COM A SOCIEDADE

                A Igreja está inserida na sociedade, pois é formada de pessoas. Com isso, não fica indiferente às necessidades humanas, tampouco às necessidades sociais, como a marginalização dos pobres. “A Igreja nos propõe um modelo político ou econômico concreto, mas indica o caminho e apresenta princípios. E o faz em função de sua missão evangelizadora” (São João II aos construtores da Sociedade Pluralista, CNBB, Documento N.º 36, Por uma nova ordem constitucional, 1986).
         Para tanto, a Igreja encontra-se em comunhão com a sociedade e com o Estado, visando a concretização do Reino de Deus, através de palavras, mas, principalmente, através de ações. A política é uma maneira exigente, embora não seja a única, de viver o compromisso cristão em prol de toda a coletividade. “A fé cristã não despreza a atividade política; pelo contrário, a valoriza e a tem em alta estima” (CELAM, Documento de Puebla, n. 514).

TROCANDO IDEIAS
1)    De que forma a igreja deve estar inserida na sociedade?

2)    Vocês conhecem ações de iniciativas popular, que tiveram origem em movimentos, incentivos e discursos da Igreja? Quais?

3)    O que é a política para Igreja?


VAMOS PESQUISAR

 I.     O que é a Lei da Ficha Limpa? E a Lei contra a Corrupção Eleitoral? E a Coalização pela Reforma Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário