quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TRABALHANDO COM O TEXTO III

A SOCIEDADE QUE QUEREMOS: O PAPEL DO JOVEM COMO CONSTRUTOR DE UMA NOVA SOCIEDADE

                A juventude também é protagonismo na transformação social. O jovem não deve ser apenas espectador, mas também deve ser protagonista da própria história e da sociedade que compõe. A juventude, hoje, é vista como mera “etapa preparatória”, e somente na idade adulta é que as pessoas são consideradas capazes de ser agentes transformadores. Tal visão não condiz com os planos de Deus para nós. Isto nos faz lembrar o Profeta Jeremias, quando afirma: “Ah! Senhor Deus, não sei falar, sou uma criança”. O Senhor me respondeu: “Não digas: sou uma criança. (...) Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te” (Jr 1,6-10).
         Por esta razão, o jovem deve reconhecer o seu papel dentro da Igreja, e também reconhecer a relação que a Igreja mantém com a sociedade, sendo agente de transformação social. Esta é a principal razão deste momento.

TROCANDO IDEIAS
1)    Como eu, jovem, posso ser atuante na minha Igreja?

2)    Como eu, jovem, posso ser atuante na sociedade da qual faço parte: no meu bairro, na minha escola, ou até mesmo em meu país)?

3)    Vocês conhecem os Conselhos de Juventude? E o Estatuto da Juventude? Em que ele pode nos ajudar a transformar a sociedade?


VAMOS PESQUISAR

 I.     O que é Conselho da Juventude e o Estatuto da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário