quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A importância da formação contínuada

1. Organizar e animar situações de aprendizagem.
• Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem. 

• Trabalhar a partir das representações dos alunos. 

• Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem. 

• Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas. 

• Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento. 

2. Gerir a progressão das aprendizagens • Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos. 

• Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário. 

• Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem. 

• Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa. 

• Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão. 

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação • Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe. 

• Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto. 

• Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade. 

• Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo. 

4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho • Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto avaliação na criança.  


Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos. 

• Oferecer atividades de formação opcionais, a La carte. 

• Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno. 

5. Trabalhar em equipe.

• Elaborar um projeto de equipe, representações comuns. 

• Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões. 


• Formar e renovar uma equipe pedagógica. 

• Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais. 

• Administrar crises ou conflitos entre pessoas. 

6. Participar da gestão da escola.

• Elaborar, negociar um projeto da escola. 


• Gerir os recursos da escola. 

• Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros (bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem). 

• Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos. 

7. Informar e implicar os pais. 

• Animar reuniões de informação e de debate.  


• Conduzir entrevistas. 

• Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos. 

8. Utilizar tecnologias novas. 

• Utilizar softwares de edição de documentos. 

• Explorar as potencialidades didáticas dos softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino. 

• Promover a comunicação à distância através da telemática. 

• Utilizar instrumentos multimídia no ensino. 

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.

• Prevenir a violência na escola e na cidade. 

• Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. 

• Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas. 

• Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe. 

• Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça. 

10. Gerir sua própria formação contínua.  


Saber explicitar as próprias práticas 

• Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua. 

• Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede). 

• Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino. 

• Acolher e participar da formação dos colegas. 

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