sábado, 3 de agosto de 2013

CONSCIÊNCIA CIDADÃ

Cuidando do espaço coletivo

Entende-se por espaços públicos que eles são abertos a todas as pessoas, sem levar em conta o seu poder aquisitivo. É o caso das ruas, igrejas, praças, escolas, praias etc. São espaços que recebem diferentes indivíduos, sempre que estão abertos.
Por isto, ter uma postura cidadã significa conhecer nossos direitos e deveres tanto em relação às pessoas, quanto em relação aos lugares e ambientes nos quais vivemos e circulamos.
Todos nós podemos e devemos cuidar do espaço coletivo. Por quê? Para pensar nisso, leia e reflita sobre as perguntas a seguir.

Você gosta quando:

§  Chega à escola e encontra a sala de aula e as carteiras sujas?
§  Furam fila na sua frente?
§  Tem seu material escolar escondido pelos colegas, mesmo de brincadeira?
§  Tem dificuldades para atravessar uma rua porque os carros ocuparam a faixa de pedestres?
§  Que dormir e o barulho da festa no vizinho não deixa?
§  Precisa estudar e encontra o livro rasgado?

Provavelmente a resposta foi negativa em todos os casos. Esses exemplos são praticas que, apesar de comuns, ferem a cidadania, porque não houve respeito aos direitos e deveres em relação aos espaços coletivos.

                               I.            Após a leitura do texto façam grupos de até seis alunos, reflitam se realmente o texto é uma realidade e relacione quais são os pontos POSITIVO e NEGATIVO, dessa realidade.
                             II.            Logo depois de ter discutido e relacionado o que foi proposto em grupo, peça para cada um apresentar. Podendo logo após ouvir os grupos se concordaram, SIM ou NÃO e POR QUE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário