Basta entrarmos numa escola
atual para verificarmos que ela reproduz o mesmo sistema da época dos nossos
avós. A sociedade, a família e o mundo do trabalho mudaram, mas a maioria das
escolas brasileiras continuam repetindo o mesmo modelo. São poucas escolas que
buscaram inovações e um sistema educacional mais moderno, visando à qualidade
de ensino. Apresentaremos abaixo, princípios de um modelo educacional que seria
mais eficiente e adequado para o mundo atual.
Salas de aula
As escolas tradicionais não se
preocupam com o espaço físico da sala de aula. Grande parte delas possuem
espaços compostos apenas por carteiras, lousa e cortinas. Ou seja, um ambiente
pouco estimulante para as crianças e adolescentes de hoje. A inovadora proposta
de sala de aula ambiente é pouco utilizada pelas escolas, pois estas não são
favoráveis à circulação de alunos de uma sala para a outra ou rejeitam a ideia
pelo custo de implantação.
As salas-ambiente são interessantes e funcionam bem, quando implementadas corretamente, pois oferecem mais recursos e estímulos aos alunos. Numa sala-ambiente de História, por exemplo, podemos ter mapas, livros paradidáticos, dvd com filmes temáticos, revistas entre outros recursos. As mesas podem ficar dispostas de forma a facilitar o trabalho em equipe, e não em fileiras, como numa sala tradicional.
A quantidade de alunos por sala de aula também é um problema. Muitas escolas colocam 30, 40 e até mesmo 50 alunos por sala. Nestes casos, a qualidade do ensino cai muito, pois o professor não pode oferecer um atendimento mais individualizado, buscando sanar as dificuldades de aprendizado dos alunos. Sem contar que o excesso de alunos por sala é um dos fatores geradores de indisciplina.
Método de Ensino
As escolas tradicionais ainda
trabalham com o sistema que privilegia a quantidade de informação, misturando
os conteúdos significativos com os de pouco significado para aquele momento.
Questionários são usados para reforçar o conteúdo e as avaliações servem apenas
para medir a assimilação destes conteúdos.
O ideal seria que fossem trabalhados conteúdos significativos para a formação do aluno. Qual conhecimento seria mais importante para um aluno? Conhecer os conflitos políticos na época imperial ou saber como funciona nosso sistema político atual e para que ele serve em nosso dia-a-dia?
As atividades deveriam deixar de lado o sistema repetitivo para dar espaço para a criatividade, pesquisa e produção de conhecimentos. Afinal de contas, são estas qualidades exigidas no mercado de trabalho atual.
Além dos conteúdos é necessário que a escola favoreça o desenvolvimento de atitudes positivas, atuando na formação do indivíduo. Respeito, paz, convivência harmônica, solidariedade e princípios de cidadania devem ser levados a sério e incluídos nos programas pedagógicos de forma prática e eficiente.
Professores
O que vemos hoje em dia é uma
crise na carreira do magistério. Pesquisas indicam a insatisfação de grande
parte dos professores e os órgãos públicos apontam uma carência destes
profissionais em diversas áreas. Os baixos salários fazem muitos professores
trabalharem em duas ou até três escolas. Resultado: professores cansados e com
pouco tempo e recursos para fazerem cursos e preparem aulas com qualidade.
A solução passa diretamente pela valorização do magistério, principalmente, com melhores salários. Podemos pegar como exemplo o caso da Coreia do Sul, país onde os professores são bem remunerados, sendo que em contrapartida devem se dedicar exclusivamente a uma escola. Trabalhando em apenas uma escola, o professor pode se envolver mais nas questões pedagógicas e conhecer melhor seus alunos, ganhando tempo para produzir suas aulas e atividades.
Na Coreia do Sul houve um salto significativo na qualidade da educação nas últimas décadas, sendo que o mesmo poderia acontecer com o Brasil, caso houvesse um forte investimento no magistério.
Família
De nada adianta a escola
trabalhar como uma proposta educacional se a família, no ambiente do lar, fizer
o contrário. Os pais devem participar mais da vida escolar dos filhos,
colaborando para o aprendizado e crescimento dos alunos. Cabe às escolas
criarem espaços e sistemas para incluir os pais no processo educativo. Família
e escola, trabalhando juntos, podem garantir melhores resultados na educação.
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