quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dia 14 de agosto -DIA DO COMBATE A POLUIÇÃO


Dá-se o nome de poluição a qualquer degradação (deterioração, estrago) das condições ambientais, do habitat. É uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrência de mudanças ambientais.
Poluentes são os agentes que provocam a poluição, como um ruído excessivo, um gás nocivo na atmosfera, detritos que sujam os rios ou praias ou ainda um cartaz publicitário que degrada o aspecto visual de uma paisagem.
Com o crescimento desordenado das cidades e o surgimento das grandes indústrias, as pessoas passaram a conviver com vários tipos de poluição, tais como: poluição hídrica, atmosférica, do solo, radioativa, visual, sonora, luminosa, provocando enormes danos aos organismos vivos, e, consequentemente à cadeia alimentar e à nossa saúde.


1. POLUIÇÃO HÍDRICA: Uma das principais fontes de poluição das águas são os despejos dos resíduos urbanos, tanto os industriais quanto os rurais. Como exemplos de materiais tóxicos destacam-se os metais pesados como o cádmio e o mercúrio, o chumbo, nitratos e pesticidas.

2. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: Suas fontes são principalmente as indústrias, emissão de combustíveis de automóveis, aviões, navios, trens, materiais radioativos, as queimadas e os agrotóxicos (DDT, inseticidas, pesticidas), muito utilizados para combater certos micro-organismos e pragas, em especial na agricultura.

3. POLUIÇÃO DO SOLO: Sua degradação é feita através da desertificação, da utilização de tecnologias inadequadas, da falta de práticas de conservação de água no solo e da destruição da cobertura vegetal. A contaminação dos solos dá-se principalmente por resíduos sólidos e líquidos, águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos, efluentes provenientes de atividades agrícolas, entre outros.

4. POLUIÇÃO RADIOATIVA: Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífica, luminosa, etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa, beta (absorção mais fácil) e raios gama (muito mais penetrantes) tratando-se de ondas eletromagnéticas.
Seus principais efeitos são: leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos, entre outros.

5. POLUIÇÃO URBANA: É causa de sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais. Principais poluentes atmosféricos: Indústrias, fábricas de fertilizantes, de explosivos, de ácido nítrico, de ácido sulfúrico, queimadas, aumento do número de veículos motorizados em circulação, petróleo ou carvão, centrais termoelétricas, reação dos gases poluentes na atmosfera, agravadas pelas
condições climáticas, causando problemas respiratórios, cardiovasculares, intoxicações, entre outros.

6. POLUIÇÃO SONORA: Uma conseqüência da vida moderna. Produção de sons, ruídos ou vibrações em desacordo com as precauções legais. Esse tipo de poluição tem como uma das causas o barulho de automóveis, aviões, obras, gritarias, etc. de acordo com a sua duração, repetição e intensidade (em decibéis).
Ela pode acarretar nervosismo, problemas auditivos irreversíveis, doenças cardíacas, queda na produtividade física e mental, além de prejudicar o meio ambiente.

7. POLUIÇÃO LUMINOSA: caracterizada pelo excesso de brilho artificial produzido pelo homem nos centros urbanos e que tem prejudicado as condições de visibilidade noturna dos corpos celestes.
A paisagem celeste deve, como todo bem ambiental, ser preservada.

Assim, é vital que valorizemos as datas ecológicas e atuemos como agentes de mudança, através de projetos de educação e de conscientização ambiental.


"Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir - individual e coletivamente - e resolver problemas ambientais presentes e futuros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário