Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos,
aprendermos e vivermos.
O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente
de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de
ensino e aprendizagem.
A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir com o
acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e
aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar
a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura
certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades.
Seu programa inclui:
- Capacitação e aconselhamento de políticas públicas para o uso de tecnologias na educação, particularmente nos domínios emergentes como a aprendizagem móvel.
- Garantia de que professores tenham as habilidades necessárias para usar as TIC em todos os aspectos da prática de sua profissão por meio de ferramentas como o Marco Político de Padrões de Competência em TIC para Professores.
- Apoio do uso e desenvolvimento de recursos e softwares educacionais plurilíngues, que sejam disponíveis para uso e reuso como resultado de licenças abertas (recursos educacionais abertos – REA; software livre e aberto.
- Promoção de ITC para educação inclusiva, que inclua pessoas com deficiências e proporcione a igualdade de gênero.
- Coleta de dados estatísticos e desenvolvimento de indicadores sobre o uso de TIC na educação.
- Provisão
de apoio à políticas públicas que garantem que o potencial de ITC seja
aplicado efetivamente por todo o sistema educacional.
O Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação (UNESCO), com sede em Moscou, se especializa em intercâmbio de informações, pesquisa e treinamento sobre a integração das TIC em educação.
A UNESCO trabalha com comunidades educacionais do
mundo todo – Ministérios da Educação, institutos especializados, professores,
aprendizes e participantes em capacitações – para alavancar efetivamente o
potencial das TIC de forma a elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
O uso de TIC na educação do Brasil
O Brasil precisa melhorar a competência dos
professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação.
A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a
diminuição da exclusão digital existente no país.
Vários pontos devem ser levados em conta quando se
procura responder a questões como: Como as TIC podem ser utilizadas para
acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e ao
longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre
ampla cobertura e excelência na educação? Como ela podem contribuir para
reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? Como
pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que eles
dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e
possam tirar proveito delas?
- Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
- Segundo, as TIC, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
- Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.
Na busca de soluções a essas questões, a UNESCO
coopera com o governo brasileiro na promoção de ações de disseminação de TIC
nas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo
ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência
natural da utilização frequente dessas tecnologias. O Ministério
da Educação tem a meta de universalizar os laboratórios de
informática em todas as escolas públicas até 2010, incluindo as rurais. A
UNESCO também coopera com o Programa TV Escola, para explorar a convergência das
mídias digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos televisivos
utilizados no ensino presencial e a distância.
A UNESCO no Brasil conta com a permanente parceria
das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em várias universidades
brasileiras, que utilizam as TIC para promover a democratização do acesso ao
conhecimento no país.
Ótimo texto, Manoel. Acabo de acrescentar o endereço do seu blog na lista de parceiros do Produzindomania. Abraço.
ResponderExcluir