Mostrando postagens com marcador VISITAS PEDAGÓGICAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VISITAS PEDAGÓGICAS. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 29 de junho de 2012

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

VISITA ECOLÓGICA AO CINTURÃO VERDE - BRASKEM MACEIÓ - ALAGOAS

7.º ANO 'A' DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH PAIVA 
RIO LARGO - ALAGOAS



O PROFESSOR E SEUS ALUNOS

ALUNOS NA ENTRADA DA TRILHA

PREPARAÇÃO PARA OS CONHECIMENTOS

O GUIA PASSANDO INFORMAÇÕES AOS ALUNOS

OS ALUNOS OBSERVANDO, OUVINDO E 
REGISTRANDO AS INFORMAÇÕES

SEGUINDO AS TRILHAS DE INFORMAÇÕES

FINALIZANDO NO VIVEIRO DE PLANTAS

" FOI UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA, POIS OS ALUNOS VIVENCIARAM 
UMA RESERVA ECOLÓGICA DA BIOSFERA" PROF.º Manoel Francisco

sábado, 9 de junho de 2012

VISITA ECOLÓGICA




COLÉGIO MUNICIPAL JUDITH PAIVA – Rio Largo - AL
GEOGRAFIAProf.° Manoel Francisco

VISITA ECOLÓGICA

Esta visita ao Cinturão Verde tem como objetivo, possibilitar ao aluno aprofundar os conhecimentos sobre a semana do meio ambiente estudado em sala de aula. E vivenciar o que é uma reserva ambiental preservada em nosso estado.

SOBRE O CINTURÃO VERDE
        

O Cinturão Verde é um criadouro conservacionista, posto avançado da reserva da biosfera, onde encontramos várias espécies da mata atlântica e de animais nativos da região.

Situado entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, o cinturão é um projeto da Braskem de recuperação de área degradada, pioneiro no país.

As trilhas são bem curtas, no entanto durante o pequeno e tranquilo caminho, podemos ver pau-brasil, ipê-amarelo e roxo, sucupira branca, craibeira (árvore símbolo de Alagoas), a Fícus Benjamin; árvore vista comumente nas calçadas das residências, que no seu local próprio, adquire uma altura imensa. Além de vários animais, alguns presos: quati, jacaré, macaco-prego, jabuti, e outros soltos: preguiça, cotia, capivara e aves como pavão, ema, gavião, pica-pau, etc. E um lindo lago (Lago dos Macacos).

Pode-se contar também com acompanhamento de estagiários na área e agrônomo, que dão todas as explicações sobre o local e contam várias curiosidades.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

ø  Conhecer e identificar como é formado o ambiente visitado;
ø  Identificar e relacionar os nomes de plantas e animais;
ø  Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.

PROCEDIMENTOS DE APRENDIZAGENS

ø  Em grupos de 4 ou 6 alunos;
ø  Fazer a observação do ambiente;
ø  Registrar em forma de escrita – (RELATÓRIO) e de imagem (FOTO), para ser entregue ao professor no prazo determinado por ele.

“UMA VISITA ECOLÓGICA NOS LEVA A OBSERVAR, REFLETIR E DEBATER”



OBS: PARA VISITAR O CINTURÃO VERDE ENVIE UM EMAIL AO SR. MÁRIO, SEGUINDO O MODELO ABAIXO:

mario-calheiros@uol.com.br

VISITA ECOLOGICA

PREZADO SR. MÁRIO

VENHO ATRAVÉS DESTE SOLICITAR UMA VISITA AO CINTURÃO VERDE, SOU PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO 6.º AO 9.º ANO DO COLÉGIO MUNICIPAL JUDITH PAIVA E COORDENADOR PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - LAGOA VIVA - SEMED RIO LARGO:

COLÉGIO MUNICIPAL JUDITH PAIVA
TURMA: 7.º ANO A
QUANTIDADE DE ALUNOS: 45
DIA: 11 DE JUNHO DE 2012 - SEGUNDA FEIRA
HORAS: 9 HORAS - 
RESPONSÁVEL: MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS
CONTATO: 8823-0450\9972-7542

DESDE JÁ AGRADEÇO E FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA

sábado, 13 de novembro de 2010

O trabalho de campo no ensino de geografia


O trabalho de campo sempre teve grande importância para a Geografia, desde a Antigüidade até os viajantes e naturalistas que sistematizaram essa ciência, de modo que esse recurso metodológico sempre esteve presente na evolução do pensamento geográfico. Muito embora não possamos falar de Geografia enquanto ciência no período da Antigüidade, diz-se que os gregos foram os preconizadores do pensamento geográfico, pois partiu deles a denominação geografia, compreendendo-a como a escrita que propicia a descrição dos fatos sobre a superfície terrestre.
Podemos dizer que as idéias geográficas, em coexistência com outras ciências, desenvolveram-se a partir dos conhecimentos práticos da exploração da terra e das observações dos viajantes, ao lado da sistematização de pensadores, filósofos e matemáticos (ANDRADE, 1987, p. 41).
Portanto, ao tratarmos do trabalho de campo na Geografia, faz-se necessário retornar aos tempos remotos quando o homem se organizava em grupos e se deslocava à procura de sua sobrevivência e defesa, adquirindo, com essa mobilização, uma série de informações.
Os mapas confeccionados na Antigüidade foram uma das principais formas de conservar as informações levantadas durante as viagens, sobretudo nas de expansão marítima comercial. Mesmo de forma primitiva, os mapas tinham uma grande valia no contexto histórico da época, pois, através deles, era possível uma descrição dos lugares.
Depreende-se, então, que a concepção de Geografia desenvolvida na Antigüidade pautava-se na descrição e observação dos fatos, procedimentos estes que até hoje ainda são utilizados nos trabalhos de campo. Os mapas foram, portanto, um dos primeiros recursos empregados para descrever os fenômenos observados.
A Geografia surgiu enquanto ciência no século XIX, quando o trabalho de campo já era realizado nas viagens exploratórias do então naturalista Alexander Von Humboldt (1769–1859), um dos sistematizadores da disciplina.
Na chamada Geografia Tradicional, o trabalho de campo norteava-se na observação e na descrição dos elementos contidos nas paisagens, o que resultava numa prática de ensino puramente descritiva e numa leitura acrítica do espaço geográfico.
Na Geografia Crítica, porém, destaca-se a importância da preparação e da contextualização do trabalho de campo, para que possa propiciar ao aluno o interesse pelo estudo do lugar vivido e a compreensão das contradições espaciais existentes. Nessa perspectiva, o trabalho de campo também se baseia na observação, permitindo ao aluno um olhar especial sobre os elementos da paisagem, fundamentado na teorização prévia, o que lhe dá autonomia diante da produção do conhecimento, despertando o senso crítico e investigador.
Ademais, outros valores de grande relevância são acrescidos, como cooperação na realização de trabalhos em equipe, gosto pelo estudo e pela investigação pessoal, desenvolvimento da sensibilidade e da fraternidade, melhorando as relações professor–aluno e aluno–aluno.
Atualmente, o trabalho de campo é um recurso metodológico de ensino–aprendizagem que vem sendo revalorizado na Geografia como um dos instrumentos de maior interesse e produtividade no ensino dessa disciplina.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

EXPEDIÇÃO CULTURAL



Ela tem o mesmo sabor de uma viagem e possibilitam à turma aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula. Experimentem você vai gostar desta experiência.

OBJETIVO
         Complementar o conteúdo teórico de uma aula ou um projeto com visita a um museu.

JUSTIFICATIVA
         O prédio às vezes assusta pela imponência. O nome também não ajuda: MUSEU, para muitas, está ligado a coisas velhas e a um ambiente sério. Mas essa impressão pode não se formar na cabeça de nossos alunos se ela for acostumada, desde cedo, a freqüentar os lugares onde é guardada parte de nossa cultura. Aproximar o nosso aluno da HISTÓRIA -GEOGRAFIA - ARTE por meio de visitas a museu, galeria, exposição, memorial e experimento é um processo que tem ótimos resultados quando iniciado na Educação Infantil até o 9.º ano do Ensino Fundamental.

SOBRE O ASSUNTO
         O primeiro espaço a receber o nome de museu foi em Alexandria, no Egito, no século III a.C.
         Foi-se o tempo em que museu era sinônimo de velharia. Museu é um espaço em que se conserva o patrimônio cultural e a memória da sociedade, permitindo que conheçamos desde animais pré-históricos até o que há de mais inovador nas artes e nas ciências, assim como nos objetos ligados a acontecimentos históricos ou geograficamente o que esta ligada a vida de determinada comunidade. Há museu para tudo, de telefone a moedas.

 ANTES, DURANTE E DEPOIS:
CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER   
ø  Visite o local escolhido antes de levar os alunos e informe-se sobre regras, como a proibição de filmagens ou fotografias;
ø  Estude previamente os conteúdos da exposição, consultando o setor educativo;
ø  Providencie transporte e alimentação para o grupo;
ø  Explique à turma a diferença entre visita educativa e entretenimento;
ø  Adapte o tema da exposição ao conteúdo curricular que você está trabalhando e explique aos alunos a relação entre o tema das aulas e o acervo do museu;
ø  Durante a expedição, incentive os estudantes a fazer perguntas;
ø  De volta à escola, não deixe o tema esfriar. Retome conceitos teóricos, organize seminários e peça para a turma produzir cartazes e redações. Experiências como essas ajudam a desenvolver o gosto pela cultura e despertar o desejo de realizar visitas autônomas posteriormente.

ROTEIRO DA NOSSA EXPEDIÇÃO CULTURAL

VISITA AO:

MUSEU THEO BRANDÃOAv. da Paz, 1490 – Jaraguá – Maceió - AL
    Considerado PALÁCIO DA CULTURA POPULAR, o museu possui grande acervo de arte popular composto de obras brasileiras e de outros países. Além das coleções de artesanato; das exposições permanentes e eventuais; e do salão de estandartes carnavalescos; o museu oferece ao publico apresentações de danças e folguedos populares alagoanos.

MEMORIAL DA REPÚBLICAAv. da Paz, S/N – Jaraguá – Maceió – AL
            O memorial mostra a história e os símbolos da República: a bandeira, o hino, as armas, o selo nacional e a galeria com fotos de todos os presidentes da República. Numa vista panorâmica para o mar, o parlatório exibe os ilustres marechais alagoanos, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e as bandeiras de todos os 26 estados e 1 do Distrito Federal.

MEMORIAL TEOTÔNIO VILELARua Sá e Albuquerque, 468 - Jaraguá – Maceió – AL
            Acervo: Obra e vida do Senador Alagoano Teotônio Vilela, o Senador da anistia do Brasil.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOMRua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá – Maceió – AL
         Instalado num belo prédio de 1869, o MISA possui um acervo significativo para a memória alagoana. São registros em imagens e sons sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos de Alagoas.

“UMA EXPEDIÇÃO CULTURAL  NOS LEVA A OBSERVAR, REFLETIR E DEBATER”


SUGESTÕES DE VISITAS:

  • Museu de Arte Brasileira

  • Museu de História Natural

  • Museu de Tecnologia do Século XX

  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas...