Ela tem o mesmo sabor de uma viagem e possibilitam à turma aprofundar os conteúdos vistos em sala de aula. Experimentem você vai gostar desta experiência.
OBJETIVO
Complementar o conteúdo teórico de uma aula ou um projeto com visita a um museu.
JUSTIFICATIVA
O prédio às vezes assusta pela imponência. O nome também não ajuda: MUSEU, para muitas, está ligado a coisas velhas e a um ambiente sério. Mas essa impressão pode não se formar na cabeça de nossos alunos se ela for acostumada, desde cedo, a freqüentar os lugares onde é guardada parte de nossa cultura. Aproximar o nosso aluno da HISTÓRIA -GEOGRAFIA - ARTE por meio de visitas a museu, galeria, exposição, memorial e experimento é um processo que tem ótimos resultados quando iniciado na Educação Infantil até o 9.º ano do Ensino Fundamental.
SOBRE O ASSUNTO
O primeiro espaço a receber o nome de museu foi em Alexandria, no Egito, no século III a.C.
Foi-se o tempo em que museu era sinônimo de velharia. Museu é um espaço em que se conserva o patrimônio cultural e a memória da sociedade, permitindo que conheçamos desde animais pré-históricos até o que há de mais inovador nas artes e nas ciências, assim como nos objetos ligados a acontecimentos históricos ou geograficamente o que esta ligada a vida de determinada comunidade. Há museu para tudo, de telefone a moedas.
ANTES, DURANTE E DEPOIS:
CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER
ø Visite o local escolhido antes de levar os alunos e informe-se sobre regras, como a proibição de filmagens ou fotografias;
ø Estude previamente os conteúdos da exposição, consultando o setor educativo;
ø Providencie transporte e alimentação para o grupo;
ø Explique à turma a diferença entre visita educativa e entretenimento;
ø Adapte o tema da exposição ao conteúdo curricular que você está trabalhando e explique aos alunos a relação entre o tema das aulas e o acervo do museu;
ø Durante a expedição, incentive os estudantes a fazer perguntas;
ø De volta à escola, não deixe o tema esfriar. Retome conceitos teóricos, organize seminários e peça para a turma produzir cartazes e redações. Experiências como essas ajudam a desenvolver o gosto pela cultura e despertar o desejo de realizar visitas autônomas posteriormente.
ROTEIRO DA NOSSA EXPEDIÇÃO CULTURAL
VISITA AO:
MUSEU THEO BRANDÃO – Av. da Paz, 1490 – Jaraguá – Maceió - AL
Considerado PALÁCIO DA CULTURA POPULAR, o museu possui grande acervo de arte popular composto de obras brasileiras e de outros países. Além das coleções de artesanato; das exposições permanentes e eventuais; e do salão de estandartes carnavalescos; o museu oferece ao publico apresentações de danças e folguedos populares alagoanos.
MEMORIAL DA REPÚBLICA – Av. da Paz, S/N – Jaraguá – Maceió – AL
O memorial mostra a história e os símbolos da República: a bandeira, o hino, as armas, o selo nacional e a galeria com fotos de todos os presidentes da República. Numa vista panorâmica para o mar, o parlatório exibe os ilustres marechais alagoanos, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e as bandeiras de todos os 26 estados e 1 do Distrito Federal.
MEMORIAL TEOTÔNIO VILELA – Rua Sá e Albuquerque, 468 - Jaraguá – Maceió – AL
Acervo: Obra e vida do Senador Alagoano Teotônio Vilela, o Senador da anistia do Brasil.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá – Maceió – AL
Instalado num belo prédio de 1869, o MISA possui um acervo significativo para a memória alagoana. São registros em imagens e sons sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos de Alagoas.
“UMA EXPEDIÇÃO CULTURAL NOS LEVA A OBSERVAR, REFLETIR E DEBATER”
SUGESTÕES DE VISITAS:
Museu de Arte Brasileira
Museu de História Natural
Museu de Tecnologia do Século XX
Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário