sábado, 11 de setembro de 2010

EMANCIPAÇÃO POLITICA DE ALAGOAS

ALAGOAS

195 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Formação do Nome

O nome Alagoas é derivado dos numerosos lagos que se comunicam uns com os outros e também com os diversos rios que banham a região.

Emancipação política

O povoamento do território alagoano se processou lentamente, mas admite-se que sua formação se originou de três grupamentos básicos: Penedo, Porto Calvo e Alagoas (atual Marechal Deodoro). A emancipação política aconteceu em 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania.

Aspectos geográficos

Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil e está situado a leste da região Nordeste. Tem como limites: Pernambuco (N); Sergipe (S); Bahia (O); e oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 27.767 km². Sua capital é a cidade de Maceió.

É formado por 102 municípios e suas cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Coruripe, Marechal Deodoro e Campo Alegre.

O relevo é modesto, Os Tabuleiros Costeiros, também conhecidos como baixo planalto sedimentar costeiro. Apresenta relevo tipicamente plano com suaves ondulações. Planície litorânea, planalto a norte e depressão no centro. Rios principais, Mundaú e Paraíba do Meio. A vegetação na costa, há alguns remanescentes de floresta tropical, e também mangues litorâneos e coqueirais ao longo de todo o litoral; mata atlântica na zona da mata. No interior semi-árido do estado é o domínio da caatinga. Clima tropical úmido na costa, com sol no verão e temporais no inverno. Clima semi-árido no oeste do estado.

A população branca do estado é descendente em sua grande parte de portugueses. Os pardos são compostos da mistura entre negros, índios e brancos. Atualmente, um expressivo número de estrangeiros, principalmente da Itália, Portugal, Espanha e Inglaterra, tem procurado residência em Alagoas, estabelecendo-se principalmente na região litorânea, atraídos pelas belezas naturais. Sua população atual é de 3.037.106 habitantes.

Aspectos econômicos

Entre os principais produtos agrícolas cultivados no Estado encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o algodão,o arroz e o milho. O estado Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste e um dos maiores produtores de açúcar do mundo. Na pecuária, destacam-se as criações de aves, equinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Existem também no estado, reservas minerais de sal-gema, Alagoas é o maior produtor de gás natural do Brasil ALGÁS, além do petróleo já mencionado. A atividade industrial tem como sub-setores predominantes o químico, a produção de açúcar e álcool, de cimento, e o processamento de alimentos. O turismo tem crescido nas praias do estado com a chegada de brasileiros e também de estrangeiros, graças a melhorias no aeroporto de Maceió e na infraestrutura hoteleira.

Personalidades Alagoanas

• Graciliano Ramos, escritor e memorialista brasileiro do século XX,

• Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, lexicógrafo, tradutor e ensaísta brasileiro,

• Pontes de Miranda, um dos maiores jurista do Brasil,

• Heloísa Helena, enfermeira, política e professora

• Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e 1° presidente do Brasil

• Floriano Peixoto, 2° Presidente do Brasil

• Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol da Seleção Brasileira de Futebol Feminino

• Aldo Rebelo, jornalista e político

• Zumbi dos Palmares, pioneiro na luta pela abolição da escravatura, ainda durante o período colonial.

• Nelson da Rabeca, rabequista, acordeonista e compositor

• Nise da Silveira, psiquiatra

• Elon Lages Lima, matemático

• José Roberto Rios Leite, físico

• Jorge de Lima, escritor e romancista

• Djavan, cantor e compositor

• Guilherme Gracindo Soares Palmeira, Político e Ministro aposentado do Tribunal de contas da União

Transportes

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está localizado na Região Metropolitana de Maceió, entre a capital e a cidade de Rio Largo e é um dos maiores aeroportos do Nordeste.

Foi o desenvolvimento econômico e comercial do Porto de Jaraguá, próximo às margens da lagoa Mundaú, chamada maçaio, que fez surgir uma grande povoação que recebeu o nome de Maceió. O Porto de Jaraguá é considerado um "porto natural" que facilita o atracamento de embarcações, por onde os produtos mais exportados na época da colonização foram açúcar, fumo, coco e especiarias. E hoje o porto de Maceió é o 3º principal do nordeste, e o 8º do Brasil.

Pontos turísticos

Os destinos mais procurados atualmente são: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Piaçabuçu e Penedo, esse último tem um grande potencial turístico e histórico. Além de festejos de Bom Jesus dos Navegantes que começam de 08 a 15 janeiro com balsas que atravessam desde Alagoas até Sergipe e voltam a Penedo,depois em terra começa os Fogos sinalizando a chegada das embarcações e assim as festas com os shows de bandas Musicais.

Folclore

Alagoas é o Estado brasileiro que possui a maior diversificação em folguedos. Possuímos 14 folguedos natalinos, dois folguedos de festas religiosas, quatro folguedos carnavalescos com estrutura simples, dois torés e três danças, totalizando 29 folguedos e danças alagoanas.

4 comentários:

  1. as escolas precisa de ajuda por favor teonio vilela mande dinhero pra escola ela esta precisando muito.obrigado

    ResponderExcluir
  2. teotonio vilela ajeter a cidade de ouro branco e a escola
    rui palmeira por for bote em pregada na escola ok mande computado para as escolas de ouro branco muito obrigado
    bOA TARDE

    ResponderExcluir
  3. Alagoas um estado que poderia ser mais lembrado nas diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outros. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS ALAGOAS POR MAIS UM ANIVERSARIO DE EMANCIPAÇAO

    ResponderExcluir